Reino Unido investe €172 milhões em computação quântica

O governo britânico anunciou que vai investir £153 milhões na comercialização de computação quântica, o equivalente a quase 172 milhões de euros

Reino Unido investe €172 milhões em computação quântica

O investimento do governo britânico em computação quântica soma-se ao já anunciado por alguns ‘players’ da indústria, totalizando mais de 390 milhões de euros em investimento global no país. Desde 2014, ano da sua fundação, o National Quantum Technologies Programme britânico já alocou mais de mil milhões de libras (1, 12 mil milhões de euros).

O investimento individual do Reino Unido de 172 milhões de euros soma-se ao já anunciado pela União Europeia em 2018, de cerca de 1,35 mil milhões de euros. No contexto do Brexit, o esforço individual é justificado, também, pelo eventual corte no acesso aos fundos europeus.

Este avanço mostra que a quântica já não é uma ciência experimental no Reino Unido”, refere o Ministro da Ciência, Chris Skidmore. “O investimento por parte do governo e negócios está a compensar, à medida que nos tornamos num país líder na ciência e tecnologia quântica. A indústria está a tornar o que outrora foi um ‘pipedream’ futurístico em produtos capazes de mudar vidas”.

O investimento britânico do Industrial Strategy Challenge Fund vai permitir a criação de novos produtos através do apoio à investigação, competições de desenvolvimento e projetos industriais.

"Não se trata apenas de criar o ambiente para as tecnologias quânticas se desenvolverem. Estamos a investir numa ampla gama de tecnologias - computação, sensores, imagens e comunicações - e, durante a vida útil deste programa, esperamos ver produtos e serviços comerciais transformadores passarem da aspiração do laboratório para a realidade comercial”, afirma Roger McKinlay, Diretor de Desafios para a Quantum Technologies na UK Research and Innovation, à publicação TechCrunch.

“A tecnologia é nova, mas a abordagem já foi treinada e testada. Grande parte do financiamento será usado em projetos de P&D colaborativos, concedidos de forma competitiva a consórcios liderados pela indústria. Também financiaremos estudos de viabilidade e administraremos um acelerador de investimentos”, sublinha McKinlay.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.