Quase metade dos CIO estão a impulsionar mudança para copropriedade da liderança digital

Estudo da Gartner indica que 45% dos CIO inquiridos estão a mudar a abordagem à liderança digital e admitem que a IA generativa vai mudar o paradigma

Quase metade dos CIO estão a impulsionar mudança para copropriedade da liderança digital

45% dos CIO estão a começar a trabalhar com os seus pares CxO para trazer a área de IT e de negócio em conjunto para co-liderar a entrega de serviços digitais a toda a organização. A conclusão é de um inquérito global com mais de 2.400 CIO de todo o meio feito pela Gartner.

Os CIO enfrentam uma mudança de paradigma, partilhando responsabilidades de liderança com os CxO para alcançar o sucesso digital, ao mesmo tempo que enfrentam pressões orçamentais e tecnologias transformadoras”, disse Mandi Bishop, Distinguished VP Analyst da Gartner. “Para liderar com sucesso iniciativas de transformação digital, os CIOs devem co-apropriar-se dos esforços com os líderes empresariais para colocar o design, entrega e gestão de capacidades digitais com equipas mais próximas do ponto onde o valor é criado”.

Os CIO já estão a lançar as bases para a entrega digital democratizada com tecnologias como plataformas low-code, que 64% dos CIO afirmaram ter implementado ou planeiam implementar nos próximos 24 meses. A IA generativa (GenAI), que 70% dos CIO dizem ser uma tecnologia revolucionária, também avançará rapidamente na democratização da entrega digital para além da função de IT. Embora apenas 9% dos CIO já tenham implementado tecnologias GenAI, mais de metade (55%) afirma que irão implementar IA generativa nos próximos 24 meses.

De acordo com o inquérito, os CIO e os líderes de IT citaram a excelência na experiência do cliente ou cidadão, a melhoria das margens operacionais e a geração de receitas como os resultados mais críticos dos investimentos em tecnologia digital.

O CIO de hoje tem ambições que vão muito além da entrega de TI”, refere Bishop. “Na verdade, 42% dos CIO relataram que desejam crescer dentro do scope atual da sua função e 43% esperam expandir o seu scope com responsabilidades adicionais de liderança. Os CIO devem estar no topo do seu jogo na entrega de resultados de negócios para alcançar o próximo nível”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.