Organizações já estão a aplicar inteligência artificial no seu negócio

Nos últimos cinco anos, a utilização de inteligência artificial aumentou 30% em cinco anos no meio empresarial e o número de aplicações utilizadas duplicou em quatro anos

Organizações já estão a aplicar inteligência artificial no seu negócio

Num mundo cada vez mais centrado na produtividade, a introdução da Inteligência Artificial (IA) no meio empresarial trouxe benefícios económicos e cada vez mais empresas a introduziram no seu negócio, independentemente do setor a que pertence. De facto, em 2017, apenas 20% das empresas inquiridas empregavam IA em pelo menos uma área de negócio, enquanto atualmente, esse número subiu para 50%. Esta é uma das principais conclusões do estudo da McKinsey & CompanyThe state of AI in 2022 – and a half decade in review”, que recolheu dados de 1.492 inquiridos de vários cargos, áreas, regiões, indústrias e empresas de diferentes dimensões.

De acordo com os dados do estudo, além do número de empresas que utilizam IA também houve uma duplicação do número de aplicações utilizadas, de 1,9 em 2018 para 3,8 em 2022. A automatização robótica de processos (39%) e a visão computacional (34%) continuam a ser as mais utilizadas em cada ano, enquanto as redes generativas antagónicas e os transformadores* são as menos utilizadas, com 11%.

Atualmente, estas aplicações são maioritariamente utilizadas para otimização de processos, ocupando o topo da lista durante os últimos quatro anos, com 24% dos inquiridos, e a criação de novos produtos de IA com 20%, enquanto a modelagem e análise de risco e o serviço de previsão e intervenção encontram-se no fim da lista, com 15% e 14%, respetivamente.

Durante os últimos três anos, incluímos no grupo de empresas com alto desempenho em IA as organizações com maior impacto da adoção de IA nos resultados financeiros, ou seja, 20% ou mais do EBIT. O número de inquiridos pertencentes a este grupo tem-se mantido em cerca de 8%. O estudo indica que estas empresas têm um melhor desempenho porque a IA está a acelerar o crescimento dos lucros, e ao mesmo tempo apontam que os custos estão a ser reduzidos”, afirma Benjamim Vieira, sócio senior da McKinsey.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.