O papel da inovação na construção de uma era digital próxima do ser humano

O NGI Forum 2021 decorreu de 18 a 19 de maio com o tema Building the Internet of Humans e contou com cerca de 800 participantes em mais de 50 países por todo o mundo.

O papel da inovação na construção de uma era digital próxima do ser humano

A Next Generation Internet surge pelas mãos da Comissão Europeia com a visão de uma Internet orientada para o ser humano. Para tal, é preciso falar também de uma rede inclusiva, segura e de confiança.

O Fórum NGI 2021 contou com a presença de Eva Kaili, deputada ao Parlamento Europeu, que fez questão de lembrar o papel importante da inovação aliada à regulamentação no universo digital, tendo em vista a transparência, a privacidade e a proteção de dados.

Entrámos numa nova década digital que simultaneamente se revelou uma das mais desafiantes para o ser humano e as infraestruturas, mas não só devido à pandemia. Com a crescente democratização da Internet surgem também novas preocupações e a necessidade de a readaptar ao panorama das tecnologias da informação.

No NGI Fórum falou-se de campanhas de financiamento europeu, mas o tema central foi a construção de uma Internet sustentável e de confiança, que responde às necessidades fundamentais do utilizador e o protege, tendo sempre por base os valores e as normas europeias.

O evento online juntou cerca de 800 pessoas de mais de 50 países, entre os quais um grupo de criativos à frente na inovação tecnológica, a comunidade open source e legisladores europeus. Foram ainda apresentados os resultados dos projetos da NGI, resultantes de um investimento preliminar da Comissão Europeia (2018-2020), que apoiou mais de 600 pesquisadores integrados em cerca de 400 projetos inovadores da Internet.

Durante o NGI Forum 2021 foi revelada uma nova onda de financiamento da UE no âmbito do programa Horizonte Europa. Acerca do investimento, Thierry Breton, Comissário Europeu para o Mercado Interno, declarou “no programa Horizonte Europa, temos um investimento de sete anos pela frente e estou ansioso para ver a comunidade da Internet da próxima geração entregar tecnologias essenciais, contribuir para os padrões globais da Internet e para os desenvolvimentos de código ‘open source’, participar no debate político e fazer parte da visão mais ampla que a Europa procura para o futuro da Internet”. Desta vez, a CE vai investir 62 milhões de euros entre 2021 e 2022 para fomentar a inovação na Internet. Alguns dos temas centrais são, mais uma vez, a confiança e soberania dos dados, a arquitetura da internet e tecnologias descentralizadas, assim como o reforço da colaboração e cooperação UE-EUA e Canadá.

Durante o evento realizou-se ainda o NGI Innovators Pitching Contest. Ricardo Carmona, da Matereo, foi o vencedor na categoria Best Story, já o prémio de Most engaging production e Best personal performance foi atribuído a Luka Banovic do IRNAS – Institute for Development of Advanced Applied Systems.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.