NASA tem novo supercomputador para chegar à Lua em cinco anos

Chama-se Aitken, é o novo supercomputador da NASA e ficará localizado no Centro de Investigação Ames. Este supercomputador vai realizar simulações complexas para futuras entradas, descidas e alunagem na Lua

NASA tem novo supercomputador para chegar à Lua em cinco anos

A NASA anunciou recentemente o seu novo supercomputador, o Aitken, que ficará localizado no Centro de Investigação Ames. O Aitken irá suportar as simulações e modelagens de entrada, descida e alunagem para as missões da agência governamental e o programa Artemis.

O supercomputador Aitken, que recebeu o nome de Robert Grant Aitken, um astrónomo norte-americano especializado em sistemas estelares binários, é um desenvolvimento de quatro anos e de várias fases entre a HPE e a NASA.

Este sistema irá executar milhares de simulações complexas mais rapidamente, tendo um desempenho teórico de 3,69 petaflops, que vão permitir alunagens precisas e seguras.

O Aitken é baseado no sistema HPE SGI 8600, uma plataforma de computação de alto desempenho (HPC, na sigla em inglês) end-to-end, de propósito específico, que inclui recursos especiais de refrigeração de líquidos para eficiência energética otimizada.

O sistema está localizado na nova instalação de supercomputação modular da NASA Ames, baseada numa abordagem MDC (Modular Data Center) desenvolvida em conjunto com a HPE, para fornecer soluções HPC avançadas que aumentam a eficiência e reduzem significativamente o consumo de eletricidade e água.

Esta nova instalação, com sede em Mountain View, Califórnia, irá combinar a temperatura nativa da Bay Area e os métodos de evaporação para refrigerar o supercomputador, substituindo a necessidade de uma torre de refrigeração e milhões de litros de água.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.