A IT Insight em São Francisco - Cobertura exclusiva

IBM Think 2019: novas soluções para a era digital

O primeiro dia da conferência – que reuniu perto de 30 mil pessoas – fechou com a apresentação de um conjunto de novos serviços e soluções IBM concebidos para abordar a evolução das necessidades de digital business dos seus clientes, que cada vez mais procuram escalabilidade, flexibilidade e inteligência nos seus processos de negócio

IBM Think 2019: novas soluções para a era digital

 

Está a decorrer esta semana o IBM Think 2019, que reúne em São Francisco cerca de 30 mil analistas, profissionais, investidores e clientes num evento que, em três dias, tem agendadas quase 2 mil sessões paralelas.

O primeiro dia culminou numa palestra de 90 minutos com a CEO, presidente e Chairman Ginni Rometty, que delineou o cenário atual do que a IBM apelida de “redefinição digital” – a qual, refere Rometty, concluiu agora a primeira fase, “caracterizada pelo digital, IA, muita experimentação e, maioritariamente, costumer-facing apps.” 

Tendo esta digitalização assentado raízes, a segunda fase será então enterprise-driven, alavancando as soluções, tecnologias e serviços desenvolvidos nestes últimos anos para ajudar os clientes a acelerar e agilizar os seus processos de negócio.

“A meu ver, esta segunda fase trata de escalar, levar o que foi desenvolvido a todas as vertentes do negócio”, refere Rometty. Enquanto anteriormente as aplicações desenvolvidas eram do domínio exclusivo da relação com o cliente, veremos agora cada vez mais aplicações mission critical – e, consequentemente, a transição para uma estratégia de cloud híbrida.

Como parte deste movimento, a IBM anunciou o lançamento do Watson Everywhere, uma versão da sua plataforma cognitiva disponível através de qualquer solução de cloud pública, privada, híbrida ou multi-cloud, bem como on-premises, enquanto até agora estava limitado ao serviço de cloud da IBM.

Isto, explica Rometty, surge como resposta à necessidade expressa pelos clientes de levar a IA onde os dados estão armazenados, o que muitas vezes não é possível com recurso a uma única cloud. Eliminar estes silos de computação permite então uma maior escalabilidade das aplicações.

Outra novidade revelada foi a expansão do IBM Garage, uma plataforma que permite aos clientes trabalhar com especialistas da IBM para desenvolver e testar aplicações em ambientes cloud de forma ágil e segura. Esta agilidade, explica, permite um time-to-deploy de 4 a 6 semanas, com um risco e investimento inicial significativamente reduzidos. Surge também como resposta à escassez de talentos transversal a todo o setor, não só aliviando a necessidade de contratação de especialistas para este processo de development e implementação, mas também promovendo o desenvolvimento dos talentos internos das empresas.

Ainda na área da consultoria, foi anunciado o lançamento dos IBM End-to-End Services, uma suite de 23 serviços orientados para ajudar os clientes a desenvolver uma estratégia cloud holística, da conceção à migração, integração, roadmapping e serviços de arquitetura. 

Por último, Rometty anunciou o lançamento de um novo serviço na suite IBM Hyper Protect, que oferece segurança incorporada data-at-rest e data-in-flight com base na  tecnologia LinuxONE da IBM para ajudar os developers a construir aplicações secure by design, aliviando a dualidade entre a agilidade de development e a segurança. O novo serviço, IBM Cloud Hyper Protect Crypto Service, oferece o mais alto nível de segurança na indústria para a cloud pública.
 

A IT Insight viajou a São Francisco a Convite da IBM

Leia a cobertura do IBM Think 2019 na edição de março da IT Insight

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.