IBM apresenta as cinco inovações para os próximos cinco anos

Como vem sendo habitual, a IBM apresentou o 5 in 5, as suas cinco inovações para os cinco próximos anos. Sementes, colheitas e lixo são algumas das inovações referidas

IBM apresenta as cinco inovações para os próximos cinco anos

Esta semana a IBM revelou as suas 5 in 5 – cinco inovações científicas e tecnológicas que prevê para os próximos cinco anos. Este anúncio foi apresentado no Think 2019, em São Francisco.

Para responder aos desafios de uma população mundial em crescimento e ao esgotamento do ecossistema alimentar, os investigadores da IBM estão a trabalhar em cinco tecnologias, baseadas em IA, blockchain, IoT e cloud, que irão mudar radicalmente a cadeia de abastecimento alimentar nos próximos 5 anos.

Um gémeo digital da agricultura vai ajudar a alimentar uma população crescente recorrendo a menos recursos

Como fazer com que um agricultor que nunca teve conta no banco tenha acesso a um crédito? Digitalizando e capturando todos os detalhes do processo agrícola, desde a qualidade do solo, às competências de condução de um trator, até ao preço do melão vendido no mercado. Conhecido como Digital Twin e recorrendo à IA (Inteligência Artificial), nos próximos cinco anos, será possível utilizar estes dados para prever com precisão o rendimento das colheitas, ajudando os agricultores na sua expansão.

Blockchain irá impedir que os alimentos sejam desperdiçados

Prevê-se eliminar muitos dos custos desconhecidos no processo de produção alimentar. Dos agricultores aos fornecedores, cada participante no processo de produção irá saber exatamente a quantidade que deve plantar, encomendar e enviar. O desperdício alimentar irá diminuir substancialmente e os produtos que chegam aos supermercados serão mais frescos – assim que se combine a tecnologia Blockchain, com dispositivos de IoT e algorítmos de IA.

Mapear o microbioma irá proteger-nos das bactérias prejudiciais

As autoridades de segurança alimentar vão ganhar um novo superpoder: a capacidade de entender a forma como milhões de micróbios coexistem ao longo da cadeia de abastecimento alimentar. Estes micróbios – alguns saudáveis para consumo humano, outros não – são regularmente introduzidos em alimentos agrícolas, fábricas e mercearias. Com uma nova técnica que permite analisar de forma rápida e de baixo custo o comportamento dos micróbios presentes em toda a rede alimentar, iremos assistir a uma melhoria significativa na segurança do que consumimos.

Sensores de IA irão detetar agentes patogénicos alimentares em casa

Os agricultores, os processos de produção e os pontos de venda – em conjunto com os milhões de utilizadores domésticos – vão poder detetar sem esforço as bactérias perigosas dos alimentos. Para isso, apenas irão precisar de um telemóvel ou outro dispositivo com sensores de IA. Os investigadores da IBM estão a criar poderosos sensores de inteligência artificial que permitem detetar agentes patogénicos transmitidos por alimentos. Estes sensores de bactérias móveis podem acelerar o resultado de um teste de agentes patogénicos, que antes demorava dias, para segundos, permitindo que os indivíduos detetem a existência de E. coli ou Salmonellas prejudiciais à saúde, em qualquer ponto da cadeia alimentar.

Um novo processo de reciclagem radical irá dar uma nova vida ao plástico antigo

A eliminação de resíduos e a criação de novos plásticos serão completamente transformados. Tudo, desde pacotes de leite ou caixas de bolachas, a sacos do supermercado ou até roupas, será reciclável. As empresas de fabrico de poliamida serão capazes de reciclar o tecido e transformá-lo, conferindo-lhe uma nova utilidade. Esta transição será impulsionada por inovações como o VolCat, um processo catalisador que digere certos plásticos (chamados poliamida) numa substância que pode ser alimentada diretamente nas máquinas de fabrico de plástico e fazer novos produtos.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.