Branded Content

High Efficiency Wireless aka Wi-Fi 6

As exigências dos consumidores aumentam nas mais diversas áreas e mercados verticais, sendo o Wi-Fi 6 a resposta a muitas delas. Contudo, a evolução desta tecnologia não perde tempo e o Wi-Fi 6E já está no horizonte

High Efficiency Wireless aka Wi-Fi 6

High Efficiency Wireless (HEW) ou Wi-Fi 6 é baseado no padrão IEEE 802.11ax e é a mais recente tecnologia Wi-Fi. Opera nas bandas 2,4Ghz, 5Ghz e 6Ghz que oferece maior capacidade, High Data Rate, alto desempenho e performance, mesmo em ambientes de alta densidade.

Recentemente a nomenclatura das diferentes tecnologias Wi-Fi sofreu alterações com o objetivo de ser mais intuitiva, à semelhança do GSM (3G,4G,5G).

Assim, as denominações comerciais para 802.11n, 802.11ac, 802.11ax passaram a ser Wi-Fi 4, Wi-Fi 5 e Wi-Fi 6, respetivamente. Focando no Wi-Fi6, o número de Spatial Streams (Radios) dos pontos de acesso é um fator decisivo, sendo que o Data Rate anunciado pode atingir os 9.6Gbps, para acompanhar diversos fabricantes que disponibilizam os seus produtos com interfaces de rede mGig capazes de suportar 1Gb/2.5Gb/5.0Gb.

Uma das funcionalidades a salientar é o OFDMA (Orthogonal Frequency Division Multiple Access). Na prática o OFDMA divide um canal de 20Mhz em canais mais pequenos “Resource Units”.

Esta otimização permite que um ponto de acesso 802.11ax tenha a gestão completa das transmissões de Uplink e Downlink para vários clientes em simultâneo dentro do canal principal. Imaginemos uma carrinha de entregas onde é feita uma entrega de apenas uma encomenda por casa, com OFDMA, a mesma carrinha consegue transportar múltiplas encomendas por múltiplas casas.

A tecnologia Wi-Fi 6 está focada em proporcionar maior capacidade e Throughput com recurso às seguintes funcionalidades:

  • OFDMA – Utiliza canais de maneira mais eficiente para aumentar a capacidade da rede e diminuir a latência de tráfego no Uplink e Downlink em ambientes de alta densidade;
  • MU-MIMO – Permite a transmissão de mais dados em Downlink de uma só vez, possibilitando deste modo que um ponto de acesso lide com um grande número de clientes em simultâneo;
  • Bandwidth 160 MHz – Maior largura de banda para oferecer melhor desempenho e baixa latência;
  • TWT – Sincronismo de atividade entre o AP e o cliente para uma melhor eficiência e aumento de vida útil da bateria em dispositivos móveis tais como Tablets / SmartPhones / IoT.
  • 1024-QAM – Codificação de mais dados na mesma quantidade de espectro;
  • Transmit beamforming – Melhora a potência do sinal, resultando em taxas de velocidade significativamente mais altas num determinado alcance.

Os equipamentos Wi-Fi 6 oferecem desempenho excecional nas mais diversas áreas:

  • Educação: Incremento de capacidade e performance mesmo nos ambientes mais densos, tais como campos universitários, conferências e eventos escolares;
  • Empresarial: Performance e fiabilidade no uso das ferramentas de colaboração no escritório ou teletrabalho;
  • IoT: Gestão e otimização dos dispositivos sensores de temperatura e humidade, iluminação, câmaras de vigilância, entre outros;
  • Saúde: Elevada transmissão de dados com baixa latência nas sessões de vídeo Ultra HD, consultas remotas, equipamentos de monitorização de pacientes;
  • Warehouse e fábricas: Roaming consistente, tracking de equipamentos, aumento de produtividade e otimização de rotas em tempo real;
  • Espaços desportivos: Cobertura consistente, vídeo streaming 4K, estatísticas em tempo real, analítica de visitantes e experiência de utilização.

O Wi-Fi faz parte do nosso dia a dia e as aplicações e serviços que estão dependentes desta tecnologia são cada vez mais exigentes. Tendo em conta as suas mais valias, é assim de forma natural que o Wi-Fi 6 representa o presente, ou por outras palavras, a resposta às crescentes necessidades dos consumidores.

Recentemente, a Wi-Fi Alliance introduziu uma nova terminologia (Wi-Fi 6E) para distinguir equipamentos capazes de operar na banda dos 6Ghz.

Espera-se que muito em breve o Wi-Fi 6E seja aprovado por grande parte dos reguladores nos diferentes países, utilizando esse espectro adicional para melhorar as comunicações Wi-Fi e contribuindo para uma melhor experiência de utilização para consumidores, empresas e economias.

Fontes:

https://www.wi-fi.org/discover-wi-fi/wi-fi-certified-6

https://standards.ieee.org/standard/802_11ax-2021.html

https://www.cisco.com/c/m/en_us/solutions/enterprise-networks/ 802-11ax-solution/nb-06-5-things-Wi-Fi6-5G-infograph- cte-en.html?oid=otren016003

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Warpcom

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.