Faculdade de Engenharia do Porto vai ter antena 5G

A antena 5G vai permitir aos alunos da FEUP terem acesso a tecnologia de ponta de modo a terem oportunidade de concretizarem projetos ligados à rede 5G

Faculdade de Engenharia do Porto vai ter antena 5G

A Vodafone Portugal vai instalar uma antena 5G na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). A iniciativa acontece na sequência da adesão da Empresa ao programa FEUP Prime que, entre outros, tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento da quinta geração móvel através de projetos académicos realizados em estreita colaboração entre as duas organizações.

O acordo de parceira com a FEUP vem, ainda, materializar um dos propósitos do Vodafone 5G Hub, um laboratório de inovação propício ao desenvolvimento da nova tecnologia para que se tire partido de todas as potencialidades que o 5G apresenta. Este centro reúne parceiros ligados ao setor das telecomunicações, à Indústria, startups, investigadores e universidades.

Com a assinatura deste protocolo, a FEUP torna-se o primeiro parceiro académico do Vodafone 5G Hub, permitindo aos seus alunos terem acesso a tecnologia de ponta para a concretização de projetos ligados ao 5G, testando-se a aplicação da rede móvel do futuro ao máximo de use cases possíveis. A par disso, os estudantes também terão oportunidade de desenvolverem os seus projetos com acompanhamento especializado por parte das equipas Vodafone.

“Muito mais do que um laboratório para explorar as potencialidades da quinta geração móvel, o Vodafone 5G Hub será uma fábrica de produção de conhecimento e inovação, ativos fundamentais para que Portugal possa competir na economia digital europeia e até mundial. E são iniciativas como esta com a FEUP que contribuirão para que este desígnio aconteça”, afirma João Nascimento, CTO da Vodafone Portugal.

“O envolvimento das empresas nas atividades da FEUP ao nível de projetos de educação e de investigação é fundamental para melhorar o nosso impacto positivo na sociedade. Esta iniciativa pioneira em Portugal por parte de uma empresa líder global em serviços de comunicações servirá também para a FEUP reforçar o seu conhecimento e experiência neste domínio, vindo ainda a permitir projetos interdisciplinares que usem as novas tecnologias e serviços que serão suportados por estas novas comunicações 5G”, frisa João Falcão e Cunha, Diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Tags
Notícias relacionadas

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 26 Julho 2020

IT INSIGHT Nº 26 Julho 2020

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.