5G Mini Bus percorre cidade de Aveiro

A ALtice Portugal e a Ericsson juntaram-se no desenvolvimento de um 5G Mini Bus, um veículo e condução autónoma que teve a oportunidade de circular pela cidade de Aveiro no passado dia 8. O Caso de Uso 5G Mini BUS será apresentado pelas empresas no Techdays Aveiro 2018, que decorre de 11 a 13 de outubro

5G Mini Bus percorre cidade de Aveiro

O 5G foi um dos temas centrais do TechDays em 2017 e este ano volta a estar em grande destaque. O Techdays Aveiro 2018 acontece já nos próximos dias 11 a 13 de outubro, e receberá universidades, Centros de Interface Tecnológico (CIT) e quatro “clusters”nacionais, apresentarão, no total, mais de 80 projetos de investigação e desenvolvimento.

Materializando a tecnologia como fator de desenvolvimento económico e atração de negócios, o Caso de Uso 5G Mini Bus resulta de uma parceria tecnológica entre a Altice Portugal e a Ericsson e traduz a convivência entre o 5G, próximo marco fundamental na evolução das comunicações móveis, e a Inteligência Artificial já latente neste Mini Bus, proporcionando-lhe autonomia de condução.

O Caso de Uso 5G Mini Bus, que resulta ainda do contributo dos parceiros da Ericsson, CarMedia e EasyMile, que fornecem a interface multimédia e o veículo autónomo, consiste num transporte com autonomia e capacidade para seis pessoas que terão acesso à plataforma de gestão de conteúdos Ultra TV, desenvolvida pela Altice Labs, em parceria com a Universidade de Aveiro, e poderão interagir com aplicações e aceder a serviços municipais e a imagens apelativas da cidade de Aveiro, evidenciando a mobilidade e a autonomia aportadas pela tecnologia.

Além da IA, que será o cérebro dos veículos em substituição do condutor de hoje, fatores como a fiabilidade, securização, capacidade e latência da rede de comunicações serão determinantes para o sucesso do 5G. A combinação de ambos os fatores permitirá aos ocupantes dos veículos, também como no Caso de Uso 5G Mini Bus, ocuparem-se com atividades lúdicas ou profissionais no decurso das suas deslocações. Poder-se-ão realizar videoconferências e outras tarefas executivas, assim como aceder a conteúdos de lazer ou educacionais.

“A Altice Labs, para além de outros projetos do H2020, com parceiros europeus, lidera o consórcio do Projeto Mobilizador Nacional do Programa P2020 que envolve várias dezenas de instituições académicas e empresariais e conta com 6 milhões de euros de investimento com o objetivo de investigar, desenvolver e criar produtos e serviços de referência para as futuras redes 5G e verticais de negócio associadas. O projeto pretende, igualmente, operacionalizar e disponibilizar nacionalmente uma plataforma de integração, teste e demonstração de ecossistema 5G que facilitará a criação de novos serviços e aplicações que terão o 5G como suporte. Os veículos autónomos que beneficiarão da tecnologia 5G para a sua mais rápida introdução no mercado, vêm criar diversas disrupções para as quais surgem espaços de oportunidade para novos negócios e novas atividades. O Caso de Uso 5G Mini Bus que trazemos para Aveiro em exclusivo com o nosso parceiro Ericsson é um dos exemplos que simboliza a capacidade da Altice, através da Altice Labs, antecipar o futuro”, refere Alcino Lavrador, diretor-geral da Altice Labs.

A apresentação do Caso de Uso 5G Mini Bus à cidade de Aveiro decorreu três dias antes do arranque do Techdays Aveiro 2018, que a Altice Labs patrocina pelo terceiro ano consecutivo enquanto Main Sponsor.

“A apresentação, em primeira mão à cidade de Aveiro, do Caso de Uso 5G Mini Bus, é sintomática de um posicionamento de vanguarda deste município, que vê na tecnologia um incontornável ativo de desenvolvimento económico. Poder antecipar, ao lado de parceiros tecnológicos de referência como a Altice Portugal e a Ericsson, o futuro da cidade de Aveiro, é dar um contributo para a história e a capacidade competitiva do próprio país”, comenta Ribau Esteves, Presidente da Câmara de Aveiro.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.