Epson procura os melhores projetos académicos de robótica

Com o objetivo de aproximar a inovação tecnológica dos talentos do futuro, a Epson lançou um concurso de robótica para universidades, escolas profissionais e centros de investigação de toda a região EMEAR

Epson procura os melhores projetos académicos de robótica

À medida que a automação continua a expandir-se, têm sido desenvolvidas novas e inovadoras aplicações para a robótica. Para além de poderem produzir uma revolução na indústria e em vários setores de atividade, os robots trazem consigo um grande potencial para melhorar radicalmente a qualidade da vida de profissionais em diversas áreas.

A Epson quer motivar os jovens a apostarem nesta nova automação e, nesse sentido, está a desafiá-los a desenvolverem robôs que pudessem facilmente ser introduzidos num ambiente de montagem industrial, por exemplo. Aberto a toda a região da EMEAR, o concurso premiará cada um dos três primeiros classificados um robô Epson.

As universidades e instituições interessadas, devem candidatar-se online, no site do
concurso, e submeter a sua ideia até dia 15 de dezembro de 2018, para que possam
habilitar-se a ganhar um dos três robôs Epson disponíveis.

Os melhores projetos, que demonstrem uma melhor aplicabilidade para os robôs Epson,
serão selecionados para apresentar a sua proposta a um júri, que irá decidir quais os três vencedores. As candidaturas serão avaliadas com base em diversos critérios, como
inovação, valor educativo, desenvolvimento de competências, diversas utilizações e
aplicações dos robôs Epson e sustentabilidade.

“O talento e a criatividade são dois fatores fundamentais para a inovação. A Epson reconhece a necessidade de promover e apoiar o talento, assim como o desenvolvimento de competências. Os Millennials, que constituem 50% da população mundial, vão enfrentar um mercado de trabalho totalmente diferente daquele a que estamos habituados. Sabemos que os jovens têm potencial e, por isso, o nosso concurso de robótica foi concebido com o objetivo de colocar a tecnologia do futuro nas suas mãos”, afirma Volker Spanier, responsável pelas soluções de robótica da Epson Europe.

É esperado que o número de robôs industriais em funcionamento atinja aproximadamente os 2,6 milhões de unidades em 2019 e que a adoção de robôs aumente cerca de 20% ao ano durante os próximos dois anos, sobretudo nos países da Europa Central e de Leste, que ficarão logo atrás da China, país que apresenta a maior taxa de crescimento a nível global. Este visível crescimento torna a robótica central para o futuro de setores como o fabril ou da saúde.

Adicionalmente, os robôs demonstram ser uma excelente ajuda em tarefas relacionadas com formação e na redução do desperdício e do consumo energético.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.