China propõe criação de organização mundial para governação da IA

Primeiro-ministro Li Qiang defende uma abordagem colaborativa para garantir que a IA beneficie toda a humanidade

China propõe criação de organização mundial para governação da IA

O governo chinês propôs a criação de uma organização mundial de cooperação em Inteligência Artificial (IA), num esforço para impulsionar o desenvolvimento e a governação abertos, inclusivos e equitativos da tecnologia em todo o mundo.

A iniciativa foi anunciada pelo primeiro-ministro Li Qiang durante a cerimónia de abertura da World AI Conference em Xangai, um evento que reuniu mais de mil representantes de alto nível de 40 países e organizações internacionais sob o tema “Solidariedade Global na Era da IA”.

No seu discurso, Li Qiang enfatizou a necessidade de abordagens colaborativas para a governação global da IA, de forma a garantir que as tecnologias inteligentes sejam desenvolvidas para o bem de todos. O primeiro-ministro reconheceu que os riscos e desafios trazidos pela IA, como as alucinações dos modelos, os deepfakes e a proliferação descontrolada, despertaram uma ampla atenção.

Existe uma necessidade urgente de consolidar um consenso sobre como alcançar um equilíbrio entre o desenvolvimento e a segurança no setor da IA”, afirmou. O líder chinês acrescentou que, perante uma governação global que parece fragmentada, é essencial melhorar a coordenação entre os países para estabelecer um conjunto de regras com um amplo consenso.

A proposta de uma organização mundial surge num momento em que a China procura posicionar-se como um ator central na definição do futuro da IA. Em 2023, o país já tinha proposto a Iniciativa Global de Governação da IA e, no ano passado, o Plano de Ação de Capacitação em IA para o Bem, focado em garantir que o chamado “Sul Global” beneficia equitativamente do desenvolvimento da tecnologia.

A China atribui grande importância à governação global da IA e está disposta a oferecer mais soluções chinesas à comunidade internacional”, afirmou Li Qiang, sublinhando também o compromisso do país com o desenvolvimento de código aberto.

A conferência culminou com a adoção do Plano de Ação Global para a Governação da IA, que apela a todas as partes para que trabalhem em solidariedade para promover o desenvolvimento e a governação da tecnologia.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 56 Julho 2025

IT INSIGHT Nº 56 Julho 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.