Startups de IA lideram entre as empresas privadas mais valiosas do mundo

Em 2025, mais de metade das startups que atingiram uma valorização superior a mil milhões de dólares pertencem ao setor da inteligência artificial. Algumas delas chegaram mesmo aos primeiros lugares do ranking global das empresas privadas mais valiosas

Startups de IA lideram entre as empresas privadas mais valiosas do mundo

O setor da Inteligência Artificial (IA) continua a atrair e a gerar empresas com avaliações bilionárias, num contexto em que alcançar este patamar se tornou cada vez mais exigente. De acordo com dados da Stocklytics, 28 das 50 novas startups que atingiram este nível de valorização em 2025 operam na área da IA, o que reforça a sua posição como o setor mais dinâmico no ecossistema global de inovação tecnológica.

O crescimento não se traduz apenas em quantidade, já que as startups de IA estão entre as mais valorizadas do mundo, com oito delas a figurar no topo do ranking global. Segundo uma análise da Stocklytics, com base em dados da CB Insights, quatro das dez empresas privadas mais valiosas pertencem a este setor – todas avaliadas acima dos 50 mil milhões de dólares.

A OpenAI destaca-se como a líder indiscutível deste grupo, após ter angariado 40 mil milhões de dólares numa ronda de financiamento liderada pelo SoftBank, em março de 2025. Com um total de 64,1 mil milhões de dólares em capital levantado, a empresa responsável pelo ChatGPT está agora avaliada em 300 mil milhões de dólares, e ocupa a segunda posição entre as empresas privadas a nível global, apenas atrás da SpaceX.

Outras empresas que integram este grupo de elite são a Databricks (62 mil milhões de dólares), a Anthropic (61,5 mil milhões) e a xAI (50 mil milhões). Fora do top 10, há também nomes com avaliações impressionantes, como a Superinteligência Segura (30 mil milhões), a Scale (13,8 mil milhões), a Celonis (13 mil milhões) e a Grammarly (13 mil milhões).

Estas oito startups de IA representam, no total, uma valorização combinada de 543,3 mil milhões de dólares, tendo sido responsáveis por captar 147,5 mil milhões de dólares em investimento, o que evidencia não só o forte interesse dos investidores como também o potencial económico do setor.

O número total de startups desta área com avaliação superior a mil milhões de dólares atingiu, em 2025, as 273 empresas. Este valor representa um crescimento de 11% face ao ano anterior e é quase quatro vezes superior ao registado em 2020, quando existiam apenas 78.

Os dados da CB Insights mostram ainda que os Estados Unidos continuam a liderar o investimento e a inovação na área, com sete das oito startups mais valiosas sediadas no país. A única exceção é a Celonis, uma empresa fundada em Munique, na Alemanha, que mantém também uma presença relevante no mercado norte-americano.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 56 Julho 2025

IT INSIGHT Nº 56 Julho 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.