Empresas aceleram adoção de containers para criar aplicações

Novo relatório do ISG Provider Lens indica que as empresas europeias consideram as soluções de containers cruciais para a versatilidade da plataforma

Empresas aceleram adoção de containers para criar aplicações

São várias as organizações europeias a recorrer a tecnologia de containers para criar aplicações de software rápidas e flexíveis, para escalar recursos e satisfazer a demanda das empresas, conta novo estudo do Information Services Group (ISG) – ISG Provider Lens: Container Services and Solutions Europe 2021. 

"As empresas europeias veem soluções de containers, incluindo Kubernetes, como cruciais para permitir a versatilidade da plataforma", disse Heiko Henkes, diretor da ISG Provider Lens Research. O relatório prevê ainda que a pandemia impulsione mais a procura deste tipo de tecnologia na Europa, pelo que a procura de serviços cloud native e soluções de containers aumentou.

"Como uma tecnologia de propósito geral, os containers podem ser implantados em data centers locais, estações de trabalho, cloud e, cada vez mais, dispositivos edge e IoT”, acrescenta Henkes. Contudo, são vários os desafios técnicos, humanos e culturais, incluindo novos riscos de segurança, que surgem da tecnologia de containers, pelo que as empresas estão a recorrer a fornecedores para superar os eventuais desafios.

O maior desafio, conta o relatório, é a nível humano e cultural, uma vez que a tecnologia representa um novo conjunto de competências de gestão de IT nas empresas e envolve a dependência de um ecossistema complexo de parceiros e open source e diminui as linhas entre o development, as operações e a segurança. 

O relatório explica ainda que os requisitos europeus de soberania de dados e de residência de dados vão afetar os fornecedores de serviços de containers, com muitos deles a desenvolver soluções de gestão de containers e Kubernetes destinadas a abordar regras complexas de localização e acesso a dados.

Adicionalmente, em alguns casos, as empresas estão a criar os seus próprios programas de formação ou a recorrer a fornecedores de serviços para ajudar a formar os colaboradores em competências relacionadas com containers.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.