Bancos arriscam-se a perder até 83 mil milhões de euros por falta de inovação nas opções de pagamento

O alerta consta de um relatório da Accenture, que contou com a participação de mais de 16 mil consumidores. O numerário continua a ser o método de pagamento tradicional mais utilizado pelos consumidores (66%)

Bancos arriscam-se a perder até 83 mil milhões de euros por falta de inovação nas opções de pagamento

Os bancos arriscam-se a perder até 83 mil milhões de euros nos próximos três anos caso não apresentem opções de pagamento inovadoras de forma mais rápida.

De acordo com um relatório da Accenture – “Payments Gets Personal” – que contou com um inquérito a mais de 16 mil consumidores de 13 países da Europa, América do Norte, América Latina e Ásia, as formas de pagamento da próxima geração estão já a ganhar terreno face aos meios de pagamento tradicionais.

Principais conclusões

Tendo como principal objetivo perceber como é que os principais bancos podem aumentar a sua importância nos processos de transações e capitalizar as futuras inovações, o relatório identificou o risco de receitas de pagamento por todo o mundo: a América do Norte tem 34 mil milhões de dólares em risco, seguindo-se a América Latina com mais de 25 mil milhões de dólares e 24 mil milhões de dólares na Ásia/Pacífico. O caso europeu regista apenas mais de 4 mil milhões de dólares de receitas de pagamentos em risco, uma vez que mais de metade dos consumidores não recorre regularmente a cartões de crédito.

Entre os métodos de pagamento tradicionais, o numerário continua a ser utilizado por 66% dos inquiridos, seguindo-se os cartões de débito (64%) e os cartões de crédito (48%). 56% dos inquiridos utiliza carteiras digitais.

Os fatores externos como a inflação estão a influenciar as escolhas de pagamento: 31% dos utilizadores de cartões de crédito estão a considerar mudar o instrumento de pagamento. Quase metade dos inquiridos (42%) acredita que a biometria será amplamente usada até 2025, com 9% a afirmar estar disposto a utilizá-la como método de pagamento primário.

“À medida que os consumidores reavaliam a forma como pagam e movimentam o seu dinheiro, os fornecedores de pagamentos tradicionais estão rapidamente a perder a sua posição sobre a experiência de pagamentos dos clientes para os novos operadores no mercado”, explica Sulabh Agarwal, Global Payments lead da Accenture.

De forma a fazer frente a esta realidade, o relatório da Accenture recomenda várias estratégias, entre elas estabelecer as parcerias, garantir a simplicidade e rapidez das aplicações e carteiras digitais e colocar os bancos no centro do dia-a-dia digital dos consumidores.

Sulabh Agarwal defende que este “é o momento de os bancos colocarem uma aposta no terreno e de implementarem uma estratégia para defenderem as suas principais receitas de pagamentos”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.