As principais tendências tecnológicas para 2024

A IA generativa chegou em força em 2023, e continuará a ter um lugar de destaque ao longo deste ano. No entanto, as tecnologias quânticas, os semicondutores, as baterias e a tecnologia espacial vão ganhar destaque ao longo dos próximos meses

As principais tendências tecnológicas para 2024

O estudo da Capgemini “TechnoVision Top 5 Tech Trens to Wacth in 2024” dá a conhecer quais as principais tendências tecnológicas para o ano que acabou de começar.

Se 2023 foi dominado pela explosão a nível mundial da inteligência artificial generativa como impulsionadora do desenvolvimento dos negócios e da sociedade, 2024 deverá ficar marcado pelo desenvolvimento de outras tecnologias que deverão alcançar igualmente elevados patamares de maturidade, contribuindo para ajudar as empresas e a sociedade a enfrentarem os mais diversos desafios.

“Além da IA generativa, existem muitas outras tecnologias a que deveremos estar atentos em 2024, até porque irão ser fundamentais para superarmos os desafios que enfrentam as nossas economias, comunidades e ecossistemas.  São elas: os semicondutores, a criptografia pós-quântica, as baterias e a nova era da exploração/conquista do espaço”, começa por contextualizar Pascal Brier, Chief Innovation Officer da Capgemini e Membro do Group Executive Committee.

IA generativa vai continuar o seu percurso

Depois de dominar os debates e gerar grandes expectativas durante em 2023, a IA generativa continuará a desempenhar um papel central em 2024. É experado que aumente a necessidade de modelos mais pequenos, mais competitivos, de forma a poderem ser executados em instalações mais compactas e com capacidades de tratamento mais limitadas. As novas plataformas de IA vão passar também a associar modelos de IA generativa, com informações de alta qualidade.

As empresas poderão aproveitar a IA generativa sem que para isso necessitem de grande conhecimento técnico através de ferramentas próprias.

Estes desenvolvimentos permitirão uma evolução que transforma as tecnologias em algo mais acessível, económico e versátil.

Tecnologias quânticas

Apesar de a IA e do Machine Learning estarem a ser cada vez mais usados na deteção de ameaças, o desenvolvimento de algoritmos resistentes à computação quântica tornou-se essencial para assegurar a privacidade e a segurança dos dados. Os avanços ao nível do poder da computação devem ser agora encarados como mecanismos de defesa digital reforçados.

O Quantum Computing Cybersecurity Preparedness Act, nos EUA, prepara-se para exigir que as organizações públicas e privadas que trabalham para o governo norte-americano migrem para a criptografia pós-quântica dentro de um ano após a publicação dos standarts Post Quantum Cryptography por parte do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST).

Este desenvolvimento, reforça o relatório da Capgemini, ajudará a redefinir os fundamentos dos standars da cibersegurança a nível mundial.

Semicondutores são peça-chave 

Os semicondutores são um pilar fundamental de transformação digital. Para 2024, as previsões apontam para que a indústria de semicondutores enfrente um período de grandes transformações.

Os fornecedores começam a ver-se a braços com a necessidade cada vez maior de investimento, de equipamentos de produção de chips de última geração.

Em 2024, o poder da computação continuará a aumentar através do chip stacking 3D, bem como das novas inovações na ciência dos materiais e das novas formas de litografia.

A aceleração da transformação digital irá despoletar uma evolução no ecossistema dos semicondutores, que levará a novas regulamentações, novos modelos de negócio e novos serviços de fundição.

A importância das baterias

A melhoria do desempenho e a redução dos custos das baterias das baterias ajudam a alcançar o objetivo de apoiar a mobilidade elétrica e acelerar o armazenamento de energia de longa duração. 

De acordo com o relatório, encontram-se a ser estudadas várias tecnologias no âmbito da química das baterias, como é o caso das baterias sem cobalto ou de estado sólido. Este tipo de baterias pode contribuir para uma mudança ao nível dos veículos elétricos e a redução da dependência de materiais como o lítio, o níquel, o cobalto, os minerais de terras raras e o grafite.

Assim, estes materiais podem impulsionar não só a transição energética, mas também contribuir para a luta contra as alterações climáticas.

Tecnologia espacial: de olhos postos no céu

O interesse renovado pelas tecnologias espaciais veio abrir a porta a descobertas científicas que pretendem ajudar os desafios mais críticos na Terra, entre eles os desastres climáticos, o acesso às telecomunicações, a defesa e a soberania.

A nova era espacial é apoiada por várias tecnologias, como é o caso do 5G, dos sistemas avançados de satélite, do big data e da computação quântica. Estas tecnologias deverão contribuir para acelerar a inovação e apoiar projetos tecnológicos nesta área. 

Para lá de 2024

A longo prazo, existem outras tecnologias que se estão a posicionar para dominar os próximos cinco anos, entre elas o hidrogénio com baixo teor de carbono, apontado como uma alternativa de combustível limpo; a captura de carbono, de forma a atingir os objetivos de descarbonização; e a biologia sintética, que ganha terreno na proteção da saúde pública.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.