Literacia digital é uma das tendências para 2024

A aposta na literacia digital, na cibersegurança, em IA generativa, em Green Tech e nas Progressive Web Apps marcará a área da tecnologia no próximo ano

Literacia digital é uma das tendências para 2024

Face o rápido desenvolvimento tecnológico, a adaptação das organizações à evolução contínua é essencial, sendo necessário antecipar e compreender as tendências de forma que as empresas consigam responder rapidamente a este contexto. Neste sentido, a Opensoft destaca cinco tendências tecnológicas que marcarão o próximo ano.

  • Rápida transição para novas tecnologias e promoção da literacia digital: segundo a Gartner, em 2024, apenas 25% das reuniões empresariais serão presenciais, o que impulsionará a rápida adoção de ferramentas de colaboração digital e a promoção da literacia digital junto do corpo de trabalho. Neste sentido, a Opensoft prevê que a transição digital e a adoção de novas tecnologias serão feitas a um ritmo ainda mais acelerado, acompanhadas por tendências paralelas como o upskilling e o reskilling dos colaboradores.
  • Investimento na integração de Inteligência Artificial (IA) Generativa nas ferramentas de trabalho: a IA poderá fazer crescer a economia global em 14,5 biliões de euros até 2030, resultando num crescimento de cerca de 26% no PIB per capita das economias nacionais, de acordo com um estudo da PwC. Além disto, de acordo com previsões da Gartner, a utilização da Inteligência Artificial Generativa nas operações empresariais levará a um crescimento, estendendo-se a 40% das ferramentas no próximo ano, em comparação com os 5% registados em 2020.
  • Reforço da cibersegurança com sistemas proativos: projeta-se que o cibercrime provocará danos mundiais de cerca 10,5 biliões de euros até 2025. Neste sentido, a cibersegurança será uma “necessidade absoluta” no próximo ano, acredita a Opensoft, sendo importante que as organizações a priorizem para enfrentar os desafios cibernéticos. A empresa prevê que o caminho será o investimento em sistemas proativos de deteção e resolução de ameaças. 
  • Aposta em Green Tech: outra tendência de 2024 será a utilização da tecnologia e da ciência para minimizar o impacto ambiental das empresas, sendo que o setor tecnológico desempenhará um papel importante para acelerar a transição para um futuro sustentável. A preocupação ambiental também marcará o desenvolvimento de software, nomeadamente que permita reduzir o consumo de energia na sua utilização ou a utilização de energia “limpa”, segundo a Opensoft.
  • Utilização de Progressive Web Apps (PWA): de acordo com a Opensoft, as PWA estão a ser vistas como a nova forma de produzir plataformas digitais, sendo que permitem aproveitar as características e recursos específicos das aplicações clássicas e, ao mesmo tempo, são acessíveis a partir de um browser e sem necessidade de download. As empresas têm apostado cada vez mais nestas aplicações, uma tendência que a Opensoft acredita que continuará no próximo ano para melhorar as necessidades e experiências dos utilizadores em dispositivos móveis. Um exemplo disto é o investimento da rede social X, antigo Twitter, nas PWA, passando a ter uma aplicação que ocupa apenas 3% do espaço que necessitava a anterior.

“A grande tendência para 2024 será a adoção, num ritmo cada vez mais veloz, de tecnologias que dão resposta às necessidades tanto das empresas como dos consumidores, na proteção dos dados transacionados, na rapidez de acesso com o menor consumo possível, ou na produção de ferramentas que integram em si as preocupações ambientais. No próximo ano será, ainda, mais imperativo possuir a capacidade de adaptação e evolução de forma expedita”, afirma Rui Cruz, diretor-geral da Opensoft.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.