Os líderes de RH deverão enfrentar três grandes desafios em 2025 para garantir que as organizações permaneçam competitivas e consigam atrair e reter os melhores talentos
A Gartner revelou as principais previsões do mercado de trabalho para os Chief Human Resource Officers (CHRO) em 2025 e destacou os três grandes desafios que as organizações terão de enfrentar para se manter competitivas. As previsões abordam a preparação para uma força de trabalho futura, a transformação do papel dos líderes e gestores e os riscos emergentes relacionados ao talento. Segundo Emily Rose McRae, analista da Gartner, estes fatores exigem mudanças estratégicas para garantir, durante este ano, o sucesso das empresas. A primeira previsão aponta para a intensificação da lacuna de especialização, impulsionada pela reforma de trabalhadores experientes e pela rápida evolução da tecnologia. Em 2025, a proporção de funcionários a atingir a idade da reforma será maior, o que exigirá que as organizações adotem soluções de inteligência coletiva, aproveitando a tecnologia para permitir a transferência de conhecimento entre funcionários os mais e menos experientes. Em paralelo, os líderes de RH precisarão de se concentrar no reestruturação das organizações para incorporar inovações tecnológicas, como a Inteligência Artificial (IA). Embora os impactos da IA generativa na produtividade ainda não sejam substanciais, os CEO estão cada vez mais determinados a criar estruturas organizacionais mais ágeis e menos hierárquicas, o que permite maior adaptação à evolução tecnológica. Além disso, de acordo com o estudo, a crescente diversidade de normas culturais e expectativas de comunicação está a gerar um conflito entre os funcionários. Para resolver este desafio, as empresas terão de começar a adotar o conceito de “nudgetech” e utilizar ferramentas baseadas em IA para melhorar a comunicação entre os colaboradores, ajustando os estilos de interação conforme as preferências individuais de cada um, num modelo hiperpersonalizado. Quanto ao papel dos gerentes, uma das previsões mais impactantes é a adoção de bots para gestão de desempenho. Uma pesquisa da Gartner revelou que 87% dos funcionários acredita que a IA pode fornecer feedback mais justo do que os superiores. Esta questão reflete a crescente procura por maior objetividade nas avaliações de desempenho, com os bots a assumir uma parte significativa das tarefas quotidianas de feedback, enquanto os gerentes mantêm a supervisão final. A Gartner também destacou que, em 2025, as organizações vão estar mais focadas em promover inclusão e sentimento de pertença. Embora as iniciativas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) tenham sido criticadas, as empresas deverão mudar o foco para melhorar a integração de todos os colaboradores, o que, por sua vez, deve resultar em maior inovação e melhores resultados. Outras previsões incluem o crescente risco de solidão no local de trabalho, que será tratado como um risco comercial em vez de apenas um problema de bem-estar. As empresas deverão adotar estratégias para reduzir os impactos da solidão, com foco na promoção de interações mais colaborativas. Por fim, o ativismo dos funcionários será um fator crucial na adoção de IA responsável. As organizações terão que co-criar as suas estratégias de IA com os colaboradores, garantindo que os princípios éticos sejam seguidos e que o feedback dos funcionários seja fundamental na adaptação dessas tecnologias. Estas previsões ressaltam a necessidade de os líderes de RH se prepararem para um futuro de mudanças rápidas, onde a inovação tecnológica e a gestão de talentos serão centrais para a sustentabilidade e o sucesso das organizações. |