Adesão à IA cresce 233% em seis meses e faz disparar produtividade e satisfação no trabalho

A mais recente edição do Slack Workforce Index revela que a utilização da inteligência artificial entre trabalhadores de escritório registou um aumento expressivo, traduzindo-se em ganhos claros de produtividade, satisfação e até na perceção de ligação entre colegas

Adesão à IA cresce 233% em seis meses e faz disparar produtividade e satisfação no trabalho

O estudo, conduzido pela Salesforce e divulgado através do Slack Workforce Index, inquiriu cinco mil trabalhadores de escritório a nível global e mostra um salto de 233% no uso diário de Inteligência Artificial (IA) nos últimos seis meses. No total, 60% dos profissionais inquiridos já recorrem à IA, com 40% a trabalharem diretamente com agentes de IA para executar tarefas no dia a dia.

Segundo o relatório, a IA não só está a tornar os trabalhadores mais produtivos — quem a utiliza diariamente sente-se 64% mais produtivo e 81% mais satisfeito com o seu trabalho — como também está a abrir portas a funções mais criativas e estratégicas. Aliás, 96% dos utilizadores afirmam recorrer à IA para tarefas que antes não tinham competências para desempenhar.

Denise Dresser, CEO do Slack, destaca que “o aumento da adoção da IA está a remodelar fundamentalmente o ambiente de trabalho”, e sublinhou que as empresas encontram nela uma oportunidade para potenciar a produtividade e a inovação, ao mesmo tempo que reforçam a confiança e realização dos colaboradores.

Os dados apontam ainda para uma forte relação entre a utilização continuada e confiança: trabalhadores que utilizam agentes de IA todos os dias têm o dobro da probabilidade de confiar nesta tecnologia para aspetos sensíveis, como a proteção de dados, a precisão ou a tomada de decisões. Lucas Puente, vice-presidente de Investigação, explica que “quando se trata de trabalhadores e IA, os dados demonstram-nos que ver é crer”.

Outro ponto interessante do estudo é o protagonismo dos Millennials. Esta geração ultrapassa inclusivamente a Geração Z na autoperceção de literacia digital em IA, com 30% a considerarem-se muito conhecedores dos agentes de IA. São também quem mais recorre à IA para tarefas estratégicas, como rascunhos, resumos ou geração de ideias.

No que toca ao impacto prático, os trabalhadores destacam três formas principais como a IA tem impulsionado a produtividade: ao eliminar pesquisas extensas, apoiar processos de escrita e comunicação, e desbloquear bloqueios criativos através de brainstorming. Não surpreende, por isso, que 80% queiram ver a IA a apoiar a pesquisa para o negócio e 82% desejem que ajude a criar apresentações.

Curiosamente, ao contrário do receio comum de que a IA possa afastar as pessoas, o relatório indica que a tecnologia está a aproximá-las, com utilizadores diários a sentirem-se 246% mais ligados aos colegas e a relatarem um sentimento de pertença 62% superior. Entre a Geração Z, um terço afirma mesmo que a IA os fez sentir mais conectados no trabalho, sendo que 29% dizem ter aumentado o seu envolvimento com os colegas.

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