Ética, boas-práticas e acreditação em destaque na DSPA Insights 2019

A DSPA deu ontem (19.09) início à sua segunda conferência anual, na qual reuniu representantes empresariais, académicos e do setor em dois dias dedicados ao impacto da data science em Portugal e no mundo.

Ética, boas-práticas e acreditação em destaque na DSPA Insights 2019

 

Criada em 2018 com o propósito de atuar como mediador do ecossistema de data science em Portugal – ao coordenar diferentes stakeholders e oferecer uma plataforma de partilha de ideias e experiências – a Data Science Portuguese Association tem vindo a procurar dar resposta aos desafios que condicionam a adoção e consolidação do mercado de data science. 

Uma vertente muito expressiva deste desafio é a forma como a data science e os profissionais de data science se integram nas organizações e no mercado. Esta não é, explica Guilherme Ramos Pereira, Executive Director da DSPA, uma profissão por si só. É um conjunto de skillsets, que vai variar muito consoante o setor, área de negócio e função do profissional em questão. Em muitos casos, aquilo a que chamamos “data scientist” não vai ter um cargo ou background em sistemas de informação: pode ser um business analist, um profissional de IT, ou, sim, alguém formado e especializado na área. Isto pode implicar um foco exclusivo em programação, IT e sistemas de informação, ou pode estar totalmente integrado no planeamento e estratégia, carecendo portanto de conhecimentos de gestão empresarial, economia e do mercado.

Contudo, por ser uma área comparativamente recente, não existem ainda – pelo menos em Portugal – as frameworks necessárias para a formação e integração destes profissionais no mercado e dentro das organizações.

“Acreditamos que é o nosso papel enquanto organização promover sugerir uma framework de formação que seja clara e transparente e acreditar profissionais consoante o skillset adquirido para a sua profissão”, conclui Guilherme Ramos Pereira.

Neste âmbito, a DSPA está a construir uma framework de acreditação que permite, em primeiro lugar, definir um "manual" dos skillsets necessários para cada função, e a partir daí oferecer uma plataforma para certificar profissionais aos olhos do mercado.

Semelhantemente, está também a implementar um conjunto de recomendações e boas práticas de ética para orientar a adoção, desenvolvimento e aplicação destas tecnologias numa sociedade na qual a não existem precedentes legais para as mesmas.

À medida que o que podemos fazer com estas tecnologias deixa de estar em questão, o foco começa a recair cada vez mais em como – e se – o devemos fazer. Já na edição anterior, a ética foi um tópico de relevo – fruto das capacidades sem precedentes destas tecnologias e a consequente inexistência de guias éticos, regulamentos e legislações que orientem o seu uso.

Contudo, também porque é uma área recente, não existem ainda bases empíricas suficientes para suportar uma legislação viável e compreensiva para lá da simples proteção de dados.

“Acho que deve haver auto-regulação no que toca a questões éticas na era digital”, defende Fernando Resina da Silva, Vice-Presidente da DSPA. “Agora, o que precisamos é um conjunto de boas-práticas e desseminá-las o mais rápido possível”.

 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.