União Europeia implementa taxa anual de 0,1% para plataformas online

As plataformas online de grande dimensão deverão enfrentar uma taxa anual para cobrir os custos de monitorização de compliance das novas regras da União Europeia

União Europeia implementa taxa anual de 0,1% para plataformas online

As principais plataformas online enfrentam uma taxa anual de até 0,1% do rendimento líquido anual para cobrir os custos de monitorização de compliance das novas regras da União Europeia, sendo exigido que façam mais para policiar o seu conteúdo, revela um documento da UE, citado pela Reuters.

É de notar que as regras do Digital Services Act (DSA) deverão ser acordadas entre países da UE e legisladores no final de abril. "O montante total das taxas anuais de supervisão vai ser baseado nos custos estimados que a Comissão incorre em relação às suas funções de supervisão ao abrigo do presente regulamento", refere o documento. Mais, “a taxa não deve exceder 0,1% do rendimento líquido anual global do fornecedor de plataformas online de grande dimensão no ano fiscal anterior”.

Neste sentido, a Comissão Europeia define plataformas online de grande dimensão como aquelas com 45 milhões ou mais utilizadores mensais ativos, e a taxa deve ser proporcional à dimensão do serviço, refletida pelo número de beneficiários na UE, explica o documento. 

Margrethe Vestager, vice-presidente executiva da Comissão Europeia com a pasta da Concorrência, disse aos legisladores e Estados-membros, no mês passado, que a taxa poderia levar à angariação de valores entre os 20 milhões de euros e 30 milhões de euros por ano, menciona a Reuters.

Contudo, é de notar que os fornecedores com plataformas de grande dimensão sem fins lucrativos ficarão isentos das taxas, refere o documento. A proposta de Vestager deverá ser acordada pelos Estados-membros e pelos legisladores da UE, na quarta ronda de negociações.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.