Comissão Europeia propõe pacote regulatório de cibersegurança

A CE afirmou que os Estados-membros da UE deverão criar um framework para gerir os riscos de cibersegurança nas instituições europeias

Comissão Europeia propõe pacote regulatório de cibersegurança

A Comissão Europeia afirmou que os países da União Europeia deverão criar um framework para gerir os riscos de cibersegurança nas instituições europeias. A proposta faz parte de um pacote regulatório chamado Cybersecurity Regulation, que visa, também, criar um Cybersecurity Board para monitorizar a implementação das novas regras.

O anúncio da CE surge das preocupações com o aumento dos ciberataques que podem perturbar as principais atividades e violar dados sensíveis. "Num ambiente conectado, um único incidente de cibersegurança pode afetar toda uma organização. É por isso que é fundamental construir um escudo forte contra ciberameaças e incidentes que possam perturbar a nossa capacidade de agir", disse o Budget Commissioner, Johannes Hahn, em comunicado, citado pela Reuters.

A proposta inicial do pacote regulatório refere que todas as instituições, organismos e agências da UE terão de identificar os riscos de cibersegurança, criar um plano para melhorar a sua cibersegurança, fazer avaliações regulares e partilhar detalhes sobre os incidentes. Da mesma forma, a CE propôs um regulamento de segurança da informação que criará um conjunto mínimo de regras e normas para todas as instituições da UE.

É de notar que há algumas semanas que os Estados estão a alertar para possíveis ataques patrocinados pela Rússia, no seguimento da invasão à Ucrânia, como forma de retaliação. Também Joe Biden, presidente dos EUA, lançou um alerta para as empresas, dizendo "a maior parte da infraestrutura crítica dos EUA pertence ou é operada pelo setor privado”, que, por isso, “têm de acelerar os seus esforços para fechar as portas digitais".

 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.