Joe Biden alerta empresas para ciberataques de retaliação russa

Joe Biden, presidente dos EUA, notou que "a maior parte da infraestrutura crítica dos EUA pertence ou é operada pelo setor privado”, que, por isso, “têm de acelerar os seus esforços para fechar as portas digitais"

Joe Biden alerta empresas para ciberataques de retaliação russa

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, lançou um alerta às organizações sobre possíveis ciberataques patrocinados pela Rússia, como forma de retaliação pelas sanções aplicadas, no seguimento da invasão à Ucrânia. Joe Biden pediu às organizações que aumentassem e fortalecessem as suas defesas de segurança. 

"A Rússia pode levar a cabo atividades cibernéticas maliciosas contra os Estados Unidos, inclusive como resposta aos custos económicos sem precedentes que impomos à Rússia junto com os nossos aliados e parceiros. Faz parte do playbook da Rússia", disse Joe Biden em comunicado. Disse, ainda, que a sua administração está a lançar os alertas porque concluíram através de serviços de inteligência que “o governo russo está a explorar opções para possíveis ciberataques".

A maior parte da infraestrutura crítica dos EUA pertence ou é operada pelo setor privado” e aqueles que as possuem ou operam “têm de acelerar os seus esforços para fechar as suas portas digitais”, completa.

Como parte do alerta, o governo norte-americano lançou um documento com medidas para as organizações tomaram ações imediatas, entre as quais o uso obrigatório da autenticação multi-fator; implementação de ferramentas de segurança sofisticadas nos dispositivos; garantir junto de profissionais de cibersegurança que os sistemas têm patches e estão protegidos contra todas as vulnerabilidades conhecidas; atualizar palavras-passe em todas as redes; fazer back-ups dos dados, com back-ups offline; fazer simulações de situações de emergência; encriptar os dados; educar os colaboradores sobre as formas comuns de atividades maliciosas e colaborar ativamente com as autoridades. 

Também a CISA lançou um apelo às organizações de infraestruturas críticas sobre linhas de mitigação para ajudarem a proteger os seus sistemas e redes. No seguimento das declarações de Joe Biden, a diretora da CISA, Jen Easterly, lembrou em comunicado “a necessidade urgente de todas as organizações, grandes e pequenas, agirem para se protegerem de atividades cibernéticas maliciosas”. 

Da mesma forma, afirmou que a “CISA tem trabalhado ativamente com entidades de infraestruturas críticas para partilhar rapidamente informações e orientações de mitigação que os ajudarão a proteger os seus sistemas. Continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com os nossos parceiros para monitorizar o ambiente de ameaças 24/7 dias e estamos prontos para ajudar as organizações a responder e a recuperar de ciberataques”.

A CISA e o FBI alertaram, ainda, os fornecedores de redes de comunicação via satélite para aumentarem os seus esforços de segurança, no seguimento do início da investigação a um ciberataque ao serviço de internet da ViaSat para clientes na Ucrânia, que coincidiu com o dia da invasão à Ucrânia.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.