Banco Central Europeu alerta bancos para potenciais ciberataques russos

Reguladores e instituições europeias estão em alerta máximo para possíveis ataques patrocinados pelo estado russo

Banco Central Europeu alerta bancos para potenciais ciberataques russos

O Banco Central Europeu (BCE) está a preparar os bancos para um possível ciberataque patrocinado pela Rússia. A decisão surge no seguimento do aumento das tensões com a Ucrânia. O conflito entre os países vizinhos tem sido uma preocupação dos líderes políticos e empresariais europeus, que receiam uma invasão que possa causar danos à região inteira. 

Uma fonte anónima próxima do BCE disse à Reuters que o regulador questionou os bancos quanto às suas defesas, que, posteriormente, fizeram testes para perceber a sua capacidade de resistir a um ataque. Contudo, a instituição europeia, liderada por Christine Lagarde, que já destacou a vulnerabilidade da cibersegurança como uma das suas prioridades, recusou-se a comentar.

Também o Department of Financial Services de Nova Iorque emitiu um alerta às instituições financeiras no final de janeiro, alertando para os ciberataques de retaliação caso a Rússia invadisse a Ucrânia. Já esta semana, Mark Branson, Presidente da alemã Federal Financial Supervisory Authority (BaFin) disse que a ciberguerra está interligada com a geopolítica e a segurança.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.