UE: plataformas digitais têm “responsabilidade de tornar a Internet mais segura”

União Europeia indica que 19 empresas específicas se tornaram “sistematicamente relevantes” e que têm a “especial responsabilidade de tornar a Internet mais segura”

UE: plataformas digitais têm “responsabilidade de tornar a Internet mais segura”

Thierry Breton, Comissário Europeu para mercados internos, indicou que 19 plataformas digitais têm de tomar ações para tornar a Internet mais segura. A regulação – conhecida como Digital Services Act – leva a que as empresas da área tenham de fazer gestão de risco, conduzir auditorias internas e externas, partilhar dados com autoridades e investigadores e adotar um código de conduta até agosto.

As 19 plataformas incluem o Google Maps, Google Play, Google Search, Google Shopping, YouTube, Facebook, Instagram, Amazon, Apple App Store, LinkedIn, Bing, Booking.com, Pinterest, Snapchat, TikTok, Twitter, Wikipedia, Zalando e AliExpress. 

Citado pela Reuters, Breton afirmou que “consideramos que estas 10 plataformas online e motores de busca se têm tornado sistematicamente relevante e têm responsabilidades especiais em tornar a Internet mais segura”.

Assim, as empresas que detém estas 19 plataformas terão de combater a desinformação, dar mais proteção e escolhas aos utilizadores e assegurar uma proteção mais forte para crianças ou arriscam-se a multas que podem chegar a 6% do seu turnover mundial.

O Comissário referiu, ainda, que está a olhar para outras quatro ou cinco empresas para determinar se entram, ou não, no Digital Services Act. A decisão é esperada nas próximas semanas.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.