União Europeia reforça ‘código de prática’ do combate à desinformação

O código foi revisto e reforçado através de 34 novas assinaturas de empresas tecnológicas

União Europeia reforça ‘código de prática’ do combate à desinformação

A União Europeia reforçou o Code of Practice on Desinformation através de 34 novas assinaturas de empresas tecnológicas, plataformas e grupos civis, numa luta conjunta contra as fake news. A UE diz que o código de conduta se encontra, agora, “mais forte e mais abrangente”, pelo que tem em conta aprendizagens que decorreram da pandemia e da guerra Rússia-Ucrânia.

É de notar que em fevereiro de 2019, a Comissão repreendeu o Facebook, a Google e o Twitter por considerar que os esforços para combater as fake news eram parcos. Foi, também, pedido que o código de conduta fosse reforçado no âmbito da publicidade, da transparência da publicidade política, no encerramento de contas falsas e na identificação de bots automáticos.

Apesar de a UE notar que o manual trouxe melhorias, notou algumas insuficiências e limites à eficácia do código, como a ausência de KPI para avaliar a eficácia das políticas das plataformas para combater o fenómeno. Adicionalmente, nota a falta de procedimentos mais claros, uma definição comummente partilhada e compromissos mais precisos ou a falta de acesso a dados que permitam uma avaliação independente das tendências e ameaças emergentes da desinformação em linha; a falta de cooperação estruturada entre as plataformas e a comunidade de investigação; e, finalmente, a necessidade de envolver outras partes interessadas relevantes, nomeadamente do setor da publicidade.

A CE refere que o novo código reforçado se baseia no primeiro de 2018, “estabelece compromissos extensivos e precisos por parte das plataformas e da indústria para combater a desinformação e marca mais um passo importante para um ambiente online mais transparente, seguro e de confiança”.

Este novo código anti-desinformação surge numa altura em que a Rússia está a alavancar a desinformação como parte da sua agressão militar contra a Ucrânia, mas também quando vemos ataques à democracia de forma mais ampla”, disse Věra Jourová, VP for Values and Transparency da CE. 

Mais, “temos, agora, compromissos muito significativos para reduzir o impacto da desinformação online e ferramentas muito mais robustas para medir a forma como estas são implementadas em toda a UE e em todas as suas línguas”, acrescenta. “Os utilizadores também terão melhores ferramentas para sinalizar a desinformação e entender o que estão a ver”, disse Věra Jourov. “O novo código também vai reduzir os incentivos financeiros para a divulgação da desinformação e permitirá aos investigadores aceder mais facilmente aos dados das plataformas”, conclui.

É de notar os signatários terão 6 meses para executar os compromissos e medidas a que se inscreveram e os que violarem o código arriscam-se a multas até 6% do seu volume de negócios global. O código pretende ser reconhecido como um código de Conduta ao abrigo do Digital Services Act e, no início de 2023, as organizações deverão fornecer à Comissão os seus primeiros relatórios de execução.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.