UE e EUA reforçam cooperação na cadeia de valor e semicondutores

O Trade and Technology Council reuniu-se pela segunda vez para anunciar o reforço da cooperação no âmbito dos constrangimentos na cadeia de valor e para potenciar a produção de semicondutores

UE e EUA reforçam cooperação na cadeia de valor e semicondutores

A União Europeia e os EUA reuniram-se em França para a segunda reunião do Trade and Technology Council (TTC) para anunciar o reforço da cooperação no âmbito dos constrangimentos na cadeia de valor e de potenciais investimentos no mercado de semicondutores

Em comunicado conjunto, os aliados acordaram novas iniciativas para a cadeia de valor, segurança alimentar, controlo à exportação, tecnologias emergentes, infraestruturas digitais, comércio, entre outros temas, tendo em vista “reforçar os nosso valores partilhados, impulsionar a competitividade global, beneficiar os trabalhadores e as famílias dos dois lados do Atlântico”.

Um alto funcionário da administração norte-americana, citado pela Silicon.uk, disse que o anúncio também incluiria um "sistema de alerta precoce" transatlântico para ajudar a identificar os constrangimentos da cadeia de valor desde o início ou a criação de um mecanismo de Informação Estratégica de Normalização (SSI) EUA-UE com o objetivo de promover a partilha de informação sobre o desenvolvimento de normas internacionais. 

É de notar que os EUA instituíram o seu próprio sistema de alerta precoce em 2021, focando-se nas cadeias de valor no Sudeste Asiático, o que "tem sido muito útil para nos ajudar a antecipar algumas possíveis paralisações no início deste ano", disse o responsável. Em causa está a política zero-COVID chinesa, que tem levado a sucessivos confinamentos e, consequentemente, a paralisação das economias. 

A primeira reunião do TTC foi realizada em setembro passado, nos EUA. Tanto a UE como os EUA estão a introduzir largos investimentos destinados a impulsionar a produção nacional de semicondutores, cuja produção é amplamente controlada por nações sediadas na Ásia. O responsável norte-americano disse que as partes planeavam anunciar "uma abordagem transatlântica" aos esquemas de investimento.

Por outro lado, as autoridades reconheceram que a invasão da Ucrânia pela Rússia alargou o âmbito do TTC, e a UE e os EUA também estão a planear anunciar medidas conjuntas de combate à desinformação e à pirataria no contexto atual da Rússia. As medidas deverão incluir um guia sobre as melhores práticas de cibersegurança para as pequenas e médias empresas e uma task force sobre fornecedores de tecnologia de confiança, disse o responsável norte-americano.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.