Europa apela a abordagem global para travar abuso de poder das big tech

O apelo surge depois de a Comissão Europeia notar que a Apple restringe a tecnologia NFC, tendo em vista beneficiar o sistema de pagamentos Apple Pay

Europa apela a abordagem global para travar abuso de poder das big tech

Margrethe Vestager, vice-presidente executiva da Comissão Europeia com a pasta da Concorrência, lançou um apelo a uma abordagem global para enfrentar o abuso de poder das big tech. O apelo surge com o objetivo de evitar que as grandes corporações tirem partido de lacunas na aplicação da lei. Segundo a Reuters, Vestager afirmou, ainda, que há um longo trabalho antitrust por realizar.

Margrethe Vestager, que tem feito vários esforços no sentido de evitar o abuso de poder por parte das big tech, emitindo milhares de milhões de euros em multas ao longo dos anos, disse, também, que houve um acordo global sobre as questões levantadas pelas plataformas digitais.

"Este debate já não é um ‘hot topic’ entre os praticantes da concorrência, mas atrai uma forte atenção política", disse numa conferência. A representante da CE seguiu incitando todos os reguladores antitrust a nível global a trabalharem em conjunto. "Será necessária uma estreita cooperação porque não vai faltar trabalho e novos serviços ou práticas para analisar", afirmou.

É de notar que, na semana passada, a Comissão Europeia concluiu, de forma preliminar, que a Apple restringe a tecnologia contactless NFC dos iPhones, tendo em vista beneficiar o seu sistema de pagamentos Apple Pay.

"Escusado será dizer que quanto mais nós, como comunidade de concorrência internacional, formos capazes de harmonizar a nossa abordagem, menos oportunidades haverá para as gigantes tecnológicas globais explorarem as lacunas de aplicação da lei entre as nossas jurisdições", acrescentou.

Também o Secretário de Estado alemão, Sven Giegold disse, no início da semana passada, que as regras antitrust da UE deveriam ser mais severas para permitir que os reguladores responsabilizem as organizações por graves violações.

 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.