Aprovada lei para partilha de dados na União Europeia

O Parlamento Europeu aprovou esta quarta-feira a lei que promove a partilha de dados dentro da União Europeia com o objetivo de estimular a inovação

Aprovada lei para partilha de dados na União Europeia

O Parlamento Europeu aprovou na quarta-feira (6 de abril) uma lei que promove a partilha de dados na União Europeia. O objetivo é “estimular a inovação” na tecnologia digital. A proposta foi aprovada com 501 votos a favor, 12 contra e 40 abstenções.

O acesso a dados é crucial na economia global e a Comissão Europeia teme que a falta de confiança entre os cidadãos e as empresas esteja a impedir que todo o potencial de inteligência artificial seja explorado.

O documento define “as condições de acesso e transferência de dados para que possam circular no mercado interno e gerar valor, garantindo ao mesmo tempo um quadro de confiança para a sua utilização”, sublinhou o comissário europeu do Mercado Interno, Thierry Breton, citado pela agência Lusa.

O texto estabelece novas regras para impor a “neutralidade” dos “intermediários”, cuja missão é “conectar quem tem dados e quem quer usá-los”, disse Thierry Breton. A partilha de dados vai ser encorajada pela criação de “espaços de dados europeus comuns” para a saúde, o ambiente, a indústria ou a administração. Esses espaços podem ser utilizados por atores da investigação científica ou da sociedade civil.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.