Transformação dos modelos de negócio e sustentabilidade são principais áreas de investimentos futuros

Novo estudo da BCG diz que maioria das empresas não consegue atingir objetivos de transformação digital, embora 94% tenham a ambição de obter resultados significativos e rápidos

Transformação dos modelos de negócio e sustentabilidade são principais áreas de investimentos futuros

Embora 94% das empresas tenha grandes ambições de obter resultados significativos e rápidos através das suas transformações digitais, a maioria não consegue atingir os objetivos. Os dados são revelados no estudo “Mind the Tech Gap”, da Boston Consulting Group (BCG), que nota que apesar das perspetivas adversas acerca da economia mundial, 60% das empresas ainda planeia aumentar os seus investimentos em tecnologia e digital em 2023 em comparação com 2022. 

Mais, o estudo conclui que a transformação dos modelos de negócio e a sustentabilidade as duas principais áreas para investimentos futuros. “Muitos CEO estão a enfrentar o desafio de como implementar a sua estratégia de negócio via transformações digitais”, afirma Christoph Schweizer, CEO da BCG.

Com base numa amostra de 2.700 executivos de 13 países diferentes, o estudo revela que os cinco principais desafios na execução de transformações digitais são: 

  1. Escolher as tecnologias disruptivas certas, sendo as três mais citadas a inteligência artificial avançada, blockchain e IoT; 
  2. Escalar rapidamente novas soluções digitais;
  3. Recrutar talento digital, nomeadamente de especialistas em tecnologias avançadas, engenheiros de software e data scientists;
  4. Priorizar onde investir e o que desenvolver;
  5. Gerir o custo e a incerteza no retorno dos investimentos.

Além disso, os inquiridos expressaram preocupações e desafios com os seus ecossistemas de parceiros e fornecedores de tecnologia. Cerca de 85% aponta a coordenação complexa de fornecedores, 75% a oferta de soluções indiferenciadas e 70% a falta de ajuda na priorização das etapas da transformação.

Sylvain Duranton, líder global da BCG X – nova unidade híbrida de desenvolvimento e design tecnológico – partilhou: "O nosso estudo mostra com clareza que a maioria das empresas está a ter desafios para obter resultados das suas transformações digitais e está a enfrentar desafios com os seus parceiros tecnológicos e fornecedores”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.