Tendências do processo de entregas de compras online

O acompanhamento em tempo real do processo de entrega e os cacifos inteligentes são duas das três tendências que, segundo a Bloq.it, definem o futuro da entrega de encomendas do e-commerce

Tendências do processo de entregas de compras online

Perante o crescimento das compras online e o consequente aumento dos desafios nos processos de entrega das encomendas, a startup portuguesa Bloq.it aponta três tendências a ter em conta para que, segundo a empresa, “possam entregar os seus produtos aos consumidores, através de um processo eficaz e acompanhando as exigências emergentes dos clientes nesta nova era tecnológica”.

Num primeiro ponto, a Bloq.it destaca que o acompanhamento em tempo real é essencial para os clientes durante o processo de entrega. Atualmente, os estafetas já conseguem partilhar com o consumidor o estado de cada encomenda, sempre que surgem novos desenvolvimentos, havendo, no entanto, ainda dificuldade em manter esta comunicação transparente em todas as fases. Face a isto, a tendência passará, cada vez mais, por uma visão completa das condições da encomenda, com a inclusão de dados como a temperatura ou rotas exatas, possível através da Internet das Coisas e que permite que o consumidor tenha acesso ao máximo de informação. 

Em segundo lugar, tradicionalmente, os estafetas e serviços de entrega são externos às empresas, o que está a mudar. Cada vez mais, os retalhistas deverão optar por ter estafetas na sua frota interna, começando a ter opções de estafetas internos, de modo a conseguirem obter um melhor controlo do processo de entregas, através de um modelo híbrido. 

Finalmente, a empresa acredita que os smart lockers, ou cacifos inteligentes, serão cada vez mais uma solução para o último momento do processo, já que podem ser considerados pontos de recolha de encomendas mais eficientes, permitindo ao cliente recolher a encomenda a qualquer momento.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.