Maioria dos consumidores portugueses fazem compras online

71% dos consumidores portugueses já faz compras online, dos quais 3% optam exclusivamente pelo e-commerce

Maioria dos consumidores portugueses fazem compras online

Um total de 71% dos consumidores portugueses já faz compras online, com o setor do vestuário e dos produtos de tecnologia a surgirem no topo das preferências, com 3% a admitirem optar exclusivamente por comprar em lojas online, contra 29% dos consumidores que não compra online. Os dados são de um recente estudo de mercado divulgado pela Mondial Relay e conduzido pela Ipsos, que conclui, ainda, que a entrega de encomendas através de pontos de recolha é já um dos três métodos mais usados em Portugal para o envio de produtos adquiridos online. Ainda assim, o método mais utilizado continua a ser o da entrega em casa (83%), seguido pela recolha em loja (59%), com os pontos de recolha (53%) logo a seguir. 

“Estes resultados demonstram uma alteração das atitudes dos consumidores e confirmam a aposta que fizemos em Portugal, onde temos já mais de 500 'Pontos Pack' para apoio das entregas por parte de lojas de comércio eletrónico aos consumidores portugueses”, comenta Luís Delgado, Diretor da Mondial Relay Portugal.

O estudo revela que o baixo preço (barato ou grátis), a conveniência e não ter alguém em casa para receber as encomendas são as principais razões pelas quais os consumidores preferem o método de entrega em pontos de recolha face a outras soluções. Adicionalmente, o facto de ser um método “amigo do ambiente” (já que evita viagens repetidas e desnecessárias quer pelo consumidor, quer pela empresa de entregas) surge também citado como uma vantagem por cerca de um quarto dos inquiridos (23%). A disponibilidade da opção de entrega através de um ponto de recolha é, ainda, indicado por uma percentagem significativa dos consumidores (28%) como algo que pesa na sua decisão de comprar numa determinada loja online.

O setor do vestuário, que em Portugal tem estado desde há décadas disponível por compra em catálogo e online, surge no topo das preferências. Dos consumidores que fizeram compras através de lojas de e-commerce, um total de 68% indicaram que compram regularmente produtos de vestuário; o setor da IT surge logo a seguir, com 59%. O terceiro lugar do pódio é ocupado com produtos culturais, que representa 53% das compras. Seguem-se produtos para o lar, cosméticos, decoração, higiene, alimentação e produtos para animais.

Quanto às lojas mais populares, os portugueses escolhem sobretudo as grandes plataformas nacionais e internacionais, como a Worten, FNAC, Kuantokusta e Amazon – tipo de loja surge citado por 78% dos inquiridos. Lojas “de marca” surgem também no topo das preferências (por 66% dos consumidores) e, num terceiro lugar, os websites de produtos em segunda mão, como o OLX, StandVirtual, CustoJusto, entre outros.

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