Rússia testa “Internet soberana”

A Rússia terá testado com sucesso “desligar” a sua Internet do resto do mundo. Os utilizadores comuns não terão notado diferenças

Rússia testa “Internet soberana”

A Rússia deu um novo passo no sentido de desconectar a sua Internet do resto do mundo depois de "testar com sucesso" uma alternativa em todo o país. A BBC, que cita os meios de comunicação russos, explicou que, segundo o Ministério das Comunicações da Rússia, os utilizadores comuns não notaram nenhuma alteração. No entanto, os detalhes do teste ainda são vagos.

No início deste ano, foi relatado que as empresas de telecomunicações russas estavam a considerar cortar o país da Internet global para testar as leis de segurança nacional propostas.

As empresas de telecomunicações russas recomendaram a realização de um exercício prático que simulasse a desconexão da Rússia da Internet externa com o objetivo de estudar os efeitos que isso teria nas suas redes.

A lei, proposta no parlamento russo em dezembro de 2018, foi aprovada em abril de 2019 e tem como objetivo garantir a capacidade da Internet de funcionar dentro da Rússia, mesmo que o país tenha sido impedido de aceder à rede global.

A legislação quer direcionar todo o tráfego e dados da web russos através de pontos controlados pelo governo russo, que monitorizam o conteúdo ilegal e que garantem que o tráfego permanecesse na Rússia o máximo possível. As autoridades russas desejam direcionar 95% do tráfego da Internet no país até 2020.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.