Rússia: Parlamento aprova lei para isolar internet

O Parlamento russo aprovou uma lei que irá encaminhar o tráfego da web russa através de pontos controlados pelo governo

Rússia: Parlamento aprova lei para isolar internet

A Rússia deu mais um passo para poder desconectar o país dos servidores estrangeiros de Internet. Os legisladores do parlamento russo aprovaram o projeto com uma grande margem. A lei já atraiu milhares de pessoas para as ruas russas para protestar contra a lei, o que irá permitir apertar os controlos governamentais da Internet no país.

Os membros do parlamento russo apoiaram controlos mais rígidas da internet, uma vez que acreditam que a medida será necessária para evitar a interferência estrangeira nos assuntos nacionais.

O que esta lei está a propor é que as autoridades possam aumentar a “soberania” russa sobre a sua presença na Internet. A legislação quer encaminhar todo o tráfego e dados da web russa através de pontos controlados pelo governo russo. O projeto de lei também propõe a construção de um sistema DNS para permitir que a internet continue funcionando mesmo se o país for obrigado a funcionar sem uma infraestrutura estrangeira.

Agora, o projeto de lei terá de ser assinado pela câmara alta do Parlamento para que o presidente Vladimir Putin oficialize e se torne lei a 1 de novembro.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.