O que acontece a um país se ficar sem internet?

As empresas de telecomunicações russas estão a considerar cortar momentaneamente a internet global no país para testar as leis de segurança nacional propostas e perceber o que acontece ao país caso a internet seja desligada no seu território

O que acontece a um país se ficar sem internet?

Segundo indicam os meios de comunicação russos, as empresas de telecomunicação da Rússia estão a considerar cortar momentaneamente o país da internet mundial para que seja possível testar as leis de segurança nacionais que foram propostas.

O Grupo de Trabalho de Segurança da Informação, que é composto por telcos, recomendou a experiência para que seja possível testar as disposições do Programa Nacional de Economia Digital proposto. Esta lei, proposta no parlamento russo no final de 2018, tem como objetivo assegurar a capacidade da internet funcionar no país, mesmo que a Rússia fique sem acesso à rede global.

Também é proposto que todos os dados russos que passarem fora do país passem por pontos controlados pelo governo que farão a monitorização quanto a conteúdo ilegal, para além de garantir que o tráfego permanece dentro da Rússia tanto quanto possível.

Numa sessão do grupo de trabalho no final do último mês, as empresas de telecomunicações mostraram o seu apoio para com a lei, mas manifestaram dúvidas quanto à sua implementação, uma vez que seria tecnicamente impossível implementar alguns dos aspetos propostos. A sugestão do grupo de trabalho em questão foi a realização de um exercício prático que simule a desconexão da Rússia à internet mundial e perceber quais os efeitos que terá nas suas redes.

A lei de soberania da rede permitiria à Rússia desconectar o país da Internet global em caso de ataque. As disposições da lei tornariam possível, por exemplo, desconectar-se da Internet global se fosse necessário fazê-lo para impedir um grande ataque DDoS.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.