Retorno de viagens internacionais impulsiona roaming 5G

Com as viagens do período estival a aumentar a procura de roaming 5G, avizinham-se novos desafios para os fornecedores de telecomunicações

Retorno de viagens internacionais impulsiona roaming 5G
 

Com a reabertura das fronteiras e a aceleração da vacinação, as viagens internacionais estão novamente na linha do horizonte e, dessa forma, as operadoras de telecomunicações preparam-se para um aumento substancial da procura de serviços roaming 5G.

Prevê-se que o número de utilizadores se multiplique rapidamente, contudo, a massificação da 5G cria novos desafios. Os especialistas alertam que a infraestrutura de roaming não está preparada para cumprir a demanda dos utilizadores e carece de uma atualização. 

Um estudo realizado pela Juniper Research conclui que, este ano, o número de utilizadores de serviços 5G cresça para cerca de 4,5 milhões em todo o mundo e haja um aumento de subscrições de 4.500%, até 2026, chegando a 210 milhões. Com os utilizadores internacionais a esperar um nível de largura de banda semelhante ao dos seus países de origem, a tendência deverá potenciar o ambiente competitivo entre operadoras

Devido ao rápido crescimento da rede, os especialistas alertam os fornecedores para a necessidade de ampliar a capacidade de suporte 5G e desenvolver a análise e direção de roaming e o roaming patrocinado. Os peritos acreditam que a demanda deve ser cumprida através de serviços de valor agregado e que as atualizações vão permitir uma melhor gestão do processo de adoção, fornecendo o volume de dados demandado e maximizando a monetização do serviço.

Citada pelo IT Reseller, Scarlett Woodford, autora do estudo, explica que "com o retorno das viagens internacionais, as operadoras devem se adaptar ao aumento significativo de assinaturas 5G durante a pandemia”, com aqueles que não forem capaz de cumprir o desafio nos destinos a perder o prestígio da marca e a direcionar os utilizadores para os concorrentes. Apenas este ano, o tráfego de roaming 5G deve atingir 2,6 petabytes globalmente e cerca de 770 petabytes nos próximos cinco anos.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.