Recrutamento em contexto digital deve ser rápido e eficaz

O recurso a software pode fazer a diferença numa altura que em que os processos de recrutamento tendem a ser remotos

Recrutamento em contexto digital deve ser rápido e eficaz

No contexto atual, os processos de recrutamento das empresas estão fortemente ligados à digitalização e ao trabalho remoto. Assim, a Talentia Software partilhou algumas sugestões para um processo de recrutamento e seleção rápido e bem-sucedido no contexto em que agora vivemos.

Sistemas digitais

Os processos de recrutamento e integração de novos colaboradores são um passo fundamental para que as empresas possam contar com os melhores profissionais, reforçar as suas dinâmicas internas e alcançar objetivos estratégicos.

Os sistemas inteligentes para a monitorização de candidaturas – Applicant Tracking Systems (ATS), em inglês – ajudam os responsáveis de Recursos Humanos a dar resposta aos desafios da contratação e a encontrar os melhores perfis. Algumas das principais vantagens da adoção destes sistemas com capacidades de Inteligência Artificial são:

  1. Melhor experiência para os recém-chegados: Uma solução ATS ajuda a minimizar as fricções e desajustes associados à adesão a uma nova cultura empresarial, facilitando a integração de novos talentos, sobretudo se esta acontecer de forma remota;
  2. Poupança de tempo: Estes sistemas permitem otimizar processos, o que assegura uma melhor gestão dos recursos. O período de implementação torna-se mais curto, e assim os profissionais de RH ganham tempo para se dedicarem ao que realmente importa: as pessoas;
  3. Identificação e atração do talento certo: Graças às ferramentas de pesquisa e análise semântica de currículos, os ATS facilitam a seleção de candidaturas e permitem encontrar os perfis mais adequados para cada posição;
  4. Melhor employer branding: Os sistemas inteligentes e digitais ajudam a posicionar as organizações como locais atrativos para desenvolver competências;
  5. Otimização do ROI no recrutamento: Do ponto de vista financeiro, as soluções ATS asseguram que cada euro investido é recuperado.

Onboarding

Para serem bem-sucedidos, os processos de onboarding dos novos colaboradores devem acontecer de forma rápida e eficaz, garantindo que os novos membros assimilam desde logo a cultura e os valores corporativos.

Para que o tempo economizado com o software ATS não se perca nesta fase seguinte, a Talentia Software aconselha a utilização de outras soluções digitais. Desenhadas especificamente para esta fase, permitem a implementação de tarefas didáticas sobre a dinâmica interna da empresa, uma melhor compreensão da função a desempenhar e a consulta do organograma, entre outros detalhes que fazem a diferença na experiência dos novos colaboradores.

Num momento em que a oferta de oportunidades excede a procura e em que a competição pelos melhores profissionais se adensa, sobretudo na área das TI, é muito vantajoso poder contar com soluções digitais que permitem que os departamentos de RH deem uma resposta eficaz aos desafios do presente, e ao mesmo tempo preparem a empresa e as equipas para as dinâmicas de trabalho do futuro”, comentou, em comunicado, Miguel Vergamota, Sales Director HCM Iberia & Latam da Talentia Software.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 37 maio 2022

IT INSIGHT Nº 37 maio 2022

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.