Os casos mais comuns de uso da IA em RH e recrutamento

A Gartner identificou os três casos mais comuns de uso de Inteligência Artificial no contexto empresarial do recrutamento e recursos humanos

Os casos mais comuns de uso da IA em RH e recrutamento

Na última pesquisa da Gartner relativa ao uso da Inteligência Artificial (IA) nas empresas, conclui-se que cada vez mais os líderes de recursos humanos e recrutamento das empresas estão a usar aplicações de IA para aumentar a eficiência e melhorar a experiência dos funcionários.

Os três principais usos da IA neste contexto são, segundo a Gartner, a aquisição de talento, VoE analytics e os assistentes virtuais de recursos humanos.

Helen Poitevin, vice-presidente do departamento de investigação da Gartner, refere que “a nossa última pesquisa concluiu que 23% das organizações que já estavam a usar IA estavam a fazê-lo nos domínios dos RH e recrutamento”.

O uso da tecnologia para aquisição de talento é normalmente visto negativamente pelos media, focando-se na eventual discriminação que pode causar e no facto de não haver 'mão humana' para controlar essa questão.

Helen Poitevin afirma que este não é um problema, visto que a IA é utilizada num contexto de complementaridade às funções tradicionais de um recrutador, e o preconceito é tido em conta no processo.

A análise da voz dos funcionários (VoE analytics) é a segunda área mais popular para uso da IA. Poitevin dá o exemplo da “análise de comentários partilhados pelos funcionários em questionários” que pode permitir que “uma organização descubra que um grupo de trabalhadores está descontente com o seu uniforme, algo que pode ser diretamente resolvido e poupar à empresa atritos desnecessários”.

Os líderes de RH estão igualmente interessados em detetar, analisar e reportar sentimentos e atitudes dos funcionários em outros canais de comunicação, como por exemplo nas redes sociais.

Os assistentes virtuais, terceiro uso mais comum da IA no contexto dos RH e recrutamento, estão numa fase inicial de adoção. Nas organizações de hoje, o seu uso está normalmente restrito a chatbots em contact centers ou help-desk, e as empresas reconhecem a sua eficiência.

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