CIOs serão tão responsáveis por mudanças culturais como diretores de RH

A Gartner prevê que, até 2021, os CIOs serão tão responsáveis ​​pela mudança de cultura quanto os diretores de RH

CIOs serão tão responsáveis por mudanças culturais como diretores de RH

Uma cultura proativa e adaptável é um ativo fundamental e os CIO terão um papel fundamental no estabelecimento das mentalidades e práticas certas.

"Muitos CIO perceberam que a cultura pode ser um acelerador da transformação digital e que têm os meios para reforçar uma cultura desejada através das suas escolhas tecnológicas", explicou Elise Olding, vice-presidente de ivnestigação da Gartner. “Uma parceria com o CHRO [Chief Human Resources Officer] é a maneira perfeita de alinhar seleções de tecnologia e processos de design para moldar os comportamentos de trabalho desejados”.

A missão e os valores de uma organização geralmente caem no âmbito do RH. A parceria entre IT e RH pode lançar luz sobre como a IT pode tomar decisões de design de tecnologia e processo que fomentem a intenção da cultura organizacional desejada.

A arquitetura empresarial pode adotar princípios que se alinham aos traços culturais e, quando os analistas de negócios projetam processos, podem criá-los com as caraterísticas pretendidas em mente. Assim, o  IT apoia a maneira como uma organização se comporta em cooperação com o RH.

No entanto, a mudança de cultura é um processo. Isto significa que haverá barreiras às iniciativas digitais - na mentalidade e nas práticas das pessoas.

“Uma ótima maneira de impulsionar a mudança de cultura e permitir a adoção de novas tecnologias e processos é o hack da cultura. Comece com um grupo de utilizadores pequeno e motivado e use-o para mostrar vitórias e resultados rápidos”, afirmou Olding.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.