Pressões económicas não param crescimento dos gastos na cloud na Europa

Este ano, a IDC calcula que os gastos nos serviços de cloud pública na Europa vão atingir os 148 mil milhões de dólares

Pressões económicas não param crescimento dos gastos na cloud na Europa

De acordo com o Worldwide Software and Public Cloud Services Spending Guide da IDC, os gastos nos serviços de cloud pública na Europa vão atingir os 148 mil milhões de dólares em 2023 e os 258 mil milhões de dólares em 2026, crescendo a um CAGR de 22% entre 2021 e 2026. 

Enquanto substituto rentável das implementações tradicionais de IT, o Software-as-a-Service (SaaS) vai continuar a impulsionar a maior parte dos gastos em cloud pública na Europa, em particular em tempos economicamente débeis. 

A atual situação geopolítica e económica está a criar tensões no mercado cloud, intensificando a volatilidade orçamental e alterando os planos de IT. Por outro lado, um foco mais forte em soluções de IT rentáveis, trabalho híbrido, e aceleração da transformação digital vai impulsionar investimentos na cloud, que, não obstante, vai continuar a crescer.

Por outro lado, as empresas procuram ferramentas que permitam reduzir o time-to-market e que lhes permitam acelerar a criação de aplicações. Consequentemente, o Platform-as-a-Service (PaaS) vai continuar a ser o segmento cloud que mais cresce no futuro.

Os serviços profissionais, a banca e a manufatura discreta vão permanecer as indústrias que mais gastam em serviços de cloud pública, em 36% do total dos gastos em 2023, segundo a IDC.

À medida que os efeitos diretos da pandemia se esgotaram, os seus efeitos indiretos transformaram-se em novos desafios, incluindo escassez de competências, inflação elevada e cenários de potencial recessão, o que influenciará os investimentos em tecnologia. No entanto, o foco da cloud continuará, com as empresas a utilizarem a cloud para reduzir os custos de IT. As indústrias europeias vão mudar mais frequentemente os esforços para soluções cloud que exigem menos despesas de capital do que as soluções tradicionais de IT”, afirma Andrea Minonne, gestora de investigação da IDC no Reino Unido.

Outro impulsionador do mercado é a explosão de dados e o consumo que muitas indústrias enfrentam, com um aumento das preocupações de proteção de dados, conformidade e segurança. A IDC acredita que as empresas europeias vão continuar a investir na cloud devido às leis de privacidade dos dados, conformidade regulamentar e requisitos de legislação digital. Isto está a pressionar mais empresas a gastar em ‘cloud soberana’, que permite às organizações obterem uma melhor posição quando se trata de enfrentar os requisitos de regulação.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.