Pagamentos com autenticação biométrica deverão valer 1,2 biliões de dólares em 2027

Investigadores calculam que o tipo de transação, que utiliza a biometria, tipicamente reconhecimento facial e de impressões digitais, no processo de autenticação, vai ter um crescimento de 365% nos próximos cinco anos

Pagamentos com autenticação biométrica deverão valer 1,2 biliões de dólares em 2027

Um novo estudo da Juniper Research concluiu que o valor dos pagamentos móveis remotos autenticados biometricamente vai atingir os 1,2 biliões de dólares a nível global até 2027, de 332 mil milhões de dólares em 2022 – um tipo de transação que utiliza biometria, tipicamente reconhecimento facial e de impressões digitais, para autenticar pagamentos móveis remotos. O crescimento de 365% é impulsionado por recentes alterações regulamentares, com a introdução da Strong Customer Authentication (SCA) a impulsionar uma maior adoção. 

O estudo Mobile Payment Biometrics: Key Opportunities, Regional Analysis & Market Forecasts 2022-2027, identificou soluções ‘OEM-Pay’, incluindo o Apple Pay, como um motor da adoção de biometria de pagamento móvel. O relatório urgiu esses vendedores a utilizarem a sua influência sobre o design de smartphones para melhorar os sistemas biométricos incorporados dentro dos dispositivos e garantir que a segurança é mantida à medida que surgem novas ameaças. A exigência do SCA do PSD2 (Second Payment Services Directive) pressionou as instituições financeiras a implementarem a autenticação biométrica, indicam os investigadores.

Para satisfazer o requisito, as instituições financeiras capitalizaram as capacidades de autenticação biométrica do smartphone; acelerando a adoção da tecnologia, reflete o relatório, que concluiu que o volume de pagamentos móveis remotos autenticados biometricamente irá crescer 383% nos próximos cinco anos, atingindo 39,5 mil milhões a nível global até 2027. Em causa está a vontade das instituições financeiras em manter a confiança e reduzir a fraude. 

Além disso, o relatório constatou que o reconhecimento facial está a abrir caminho para uma maior adoção de biometria nos pagamentos móveis, com as soluções OEM-Pay a aproveitarem as capacidades de reconhecimento facial para proporcionar experiências simples. Com o aumento do reconhecimento facial, a tecnologia tornou-se um alvo para atores maliciosos, ao utilizarem técnicas avançadas de spoofing, explica a Juniper Research.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.