Mais de um terço dos computadores que processam dados biométricos são atacados

Um em cada três computadores que processam dados biométricos é vítima de roubo de dados ou controlo remoto, revela a Kaspersky

Mais de um terço dos computadores que processam dados biométricos são atacados

37% dos computadores – servidores e estações de trabalho – utilizados para recolher, processar e armazenar dados biométricos (como impressões digitais, a geometria das mãos ou padrões de rosto, voz e íris) onde estão instalados os produtos da Kaspersky, sofreram pelo menos uma tentativa de infeção por malware durante o terceiro trimestre de 2019. A somar a estas tentativas, foi bloqueado um número significativo de amostras de malware convencional, que incluíram trojans de controlo remoto (5,4%), malware utilizado em ataques de phishing (5,1%), ransomware (1,9%) y trojans bancários (1,5%). Esta é uma das conclusões do último relatório “Ameaças aos sistemas de processamento e armazenamento de dados biométricos”, elaborado pela Kaspersky ICS CERT.

Os especialistas da Kaspersky ICS CERT levaram a cabo uma investigação sobre as ciberameaças dirigidas aos dispositivos que se encarregam de recolher, processar e armazenar dados biométricos, onde estão instalados os produtos da Kaspersky, durante os primeiros nove meses de 2019. Após esta investigação, a Kaspersky descobriu que os produtos se ativaram em 37% destes computadores, no terceiro trimestre de 2019. Uma análise às origens das ameaças mostrou que a Internet é a principal fonte de problemas para os sistemas de tratamento de dados biométricos; as ameaças provenientes desta fonte foram bloqueadas em 14,4% dos sistemas de tratamento de dados biométricos. Esta categoria inclui ameaças em sites maliciosos e de phishing, juntamente com serviços de correio eletrónico baseados na web.

Os dispositivos removíveis (8%) são utilizados com maior frequência para distribuir worms. Depois de infetar um computador, os worms geralmente descarregam programas para espiar e trojans de controlo remoto, tal como o ransomware. As ameaças bloqueadas nos emails de clientes ocupam o terceiro lugar (6,1%) – na maioria dos casos, deviam-se a emails típicos de phishing (mensagens falsas sobre a entrega de bens e serviços, pagamento de faturas, etc.) que continham links para sites maliciosos ou anexos com um código malicioso incluído.

“A nossa investigação demonstra que a situação atual da segurança dos dados biométricos é crítica e deve ser tida em conta pelos reguladores da indústria e do governo, pela comunidade de especialistas de segurança e o público geral. Embora acreditemos que os nossos clientes são cautelosos, é necessário realçar que a infeção causada por malware que detetámos e prevenimos podia ter afetado negativamente a integridade e a confidencialidade dos sistemas de processamento biométrico. Isto era o que aconteceria com as bases de dados que armazenam dados biométricos, caso estes sistemas não estivessem protegidos”, explica Kirill Kruglov, especialista sénior em segurança da Kaspersky ICS CERT.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.