OutSystems expande iniciativa de Inteligência Artificial e Machine Learning

A OutSystems anunciou o outsystems.ai – um novo programa focado em levar o poder da inteligência artificial e machine-learning ao desenvolvimento de software – bem como um novo líder para o grupo de IA/ML da OutSystems e o lançamento de uma nova pesquisa sobre o desenvolvimento de software assistido por inteligência artificial.

OutSystems expande iniciativa de Inteligência Artificial e Machine Learning

O projeto outsystems.ai tem como base a iniciativa de inteligência artificial do Projeto Turing, anteriormente anunciada pela empresa. O projeto Turing, batizado com este nome em homenagem ao pai da ciência da computação e inteligência artificial Alan Turing, estabeleceu um novo Centro de Excelência de Inteligência Artificial em Lisboa, alocando 20% do orçamento total para pesquisa e desenvolvimento da empresa para  IA/ML e desenvolveu parcerias com especialistas do setor, líderes de tecnologia e universidades, para conduzir pesquisa e inovação.

Há oito meses anunciámos a nossa visão para o Projeto Turing”, afirma o CEO da OutSystems, Paulo Rosado. "O lançamento da outsystems.ai leva ainda mais longe a tarefa para reduzir a complexidade do desenvolvimento e a mudança de software empresarial com novas e as atuais pesquisas sobre o desenvolvimento assistido por inteligência artificial”.

António Alegria será o líder do projeto outsystems.ai, especialista em engenharia de computação e machine-learning, e com uma longa experiência na arquitetura e construção de produtos para potenciar a inteligência artificial.

“A iniciativa outsystems.ai ilustra o compromisso da OutSystems para explorar novas tecnologias que melhorem os processos de desenvolvimento de software", explica António Alegria, líder do grupo de inteligência artificial da OutSystems. “Estamos ansiosos pelo desenvolvimento do Project Turing, que visa continuar a evolução do desenvolvimento intuitivo iniciado pela linguagem de programação Turing. Os seres humanos que falam a linguagem dos computadores trouxeram a tecnologia para um longo caminho, mas à medida que as máquinas continuam a mudar, e a sua presença nas nossas vidas diárias aumenta, precisamos de desenvolver a comunicação bidirecional de uma forma que seja mais natural para todos”.

A equipa de António Alegria na OutSystems conta com várias iniciativas académicas em curso. Uma parceria com o Dr. Ruben Martins, reconhecido cientista de investigação da  Carnegie Mellon University, está a explorar a síntese de programas, que é o conceito de que os computadores podem escrever programas de forma automática. A OutSystems conta também com outros projetos de pesquisa em curso com investigadores do Instituto Superior Técnico, em Lisboa.

Apenas este mês, a Gartner identificou o Desenvolvimento através de Inteligência Artificial como uma das 10 principais tendências tecnológicas estratégicas para 2019. Segundo a Gartner, “até 2022, pelo menos 40% dos novos projetos de desenvolvimento de aplicações terão developers de inteligência artificial nas suas equipas”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.