Já há rascunho do “Contract for the Web”

Na WebSummit de 2018, em Lisboa, o “pai” da world wide web, Tim Berners-Lee, prometeu criar um documento que agora ganhou forma, mas que ainda pode sofrer alterações

Já há rascunho do “Contract for the Web”

O rascunho do “Contract for the Web” inclui uma lista de nove compromissos. Tim Berners-Lee explica, no website onde foi publicado o rascunho, que “a web foi projetada para unir as pessoas e tornar o conhecimento disponível livremente. Todos têm um papel a desempenhar para garantir que a web serve à humanidade. Ao comprometerem-se com estes princípios, governos, empresas e cidadãos em todo o mundo podem ajudar a proteger a web aberta como um bem público e um direito básico para todos”.

Assim, os pedidos dirigem-se a três entidades, e são três para cada uma delas.

 

Ao governo:

  • Garantir que todos se possam ligar à internet - Para que qualquer pessoa, não importa quem seja ou onde viva, possa participar ativamente online.
  • Manter toda a internet disponível sem interrupções - Assim, a ninguém é negado o direito ao acesso total à internet.
  • Respeitar o direito fundamental das pessoas à privacidade - Assim todos podem usar a internet livremente, com segurança e sem medo.

 

Às empresas:

  • Tornar a internet acessível, em termos de custos, e disponível para todos - De modo que ninguém seja excluído de usar e moldar a web.
  • Respeitear a privacidade e os dados pessoais dos consumidores – Para que as pessoas possam controlar as suas vidas online.
  • Desenvolver tecnologias que suportem o melhor da humanidade e desafiem o pior – Para que a web seja realmente um bem público, que coloca as pessoas em primeiro lugar.

 

Aos cidadãos:

  • Serem criadores e colaboradores na web – Para que a web tenha conteúdo rico e relevante para todos.
  • Construir comunidades fortes que respeitem o discurso civil e a dignidade humana - Para que todos se sintam seguros e bem-vindos online.
  • Lutar pela web - Assim, a web permanece aberta e um recurso público global para pessoas em todo o lado, agora e no futuro.

 

Pode consultar mais detalhes no website do Contract for the Web e sugerir alterações ao documento até ao dia 8 de setembro.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.