Gigantes tecnológicas podem passar a pagar mais taxas

A OCDE anunciou que 140 governos concordaram em reescrever as leis de taxação entre fronteiras que pode significar um aumento das taxas pagas por empresas como a Amazon, Facebook e Google

Gigantes tecnológicas podem passar a pagar mais taxas

As leis tributárias globais que regulam como as empresas são tributadas através de fronteiras internacionais devem ser reescritas para levar em conta as empresas que agora operam na era digital.

As leis existentes, que estão em vigor há décadas, serão reformuladas depois de quase 140 governos concordarem em lançar uma revisão das regras tributárias transfronteiriças para a era digital nos próximos meses. O anunciou foi feito pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

Há muito tempo que as empresas de tecnologia são criticadas pelos governos e reguladores pelas suas práticas tributárias, o que as leva a reduzir as suas contas ao tributar os lucros em países com baixos impostos (como a Irlanda), independentemente da localização do cliente final.

Os planos para um imposto digital em toda a UE fracassaram com as objeções de certos países, forçando os Estados membros, principalmente a França, a avançar com as suas próprias taxas nacionais.

As leis tributárias podem, no entanto, estar perto de mudar, uma vez que um grupo de 137 países e jurisdições concordaram em rever as leis tributárias transfronteiriças com o objetivo de chegar a um acordo até ao final deste ano.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.