G7 cria fórum para discutir desafios da IA generativa

O fórum intergovernamental “Hiroshima AI process” vai reunir-se na próxima semana para debater questões como a proteção da propriedade intelectual ou a desinformação

G7 cria fórum para discutir desafios da IA generativa

O G7 vai reunir-se na próxima semana para debater sobre os desafios colocados pela utilização de ferramentas de inteligência artificial generativa, de acordo com Takeaki Matsumoto, ministro da comunicação japonês, citado pela Reuters. 

Os líderes do G7 – que inclui os EUA, a União Europeia e o Japão concordaram em criar um fórum intergovernamental chamado “Hiroshima AI process” para debater estas questões. A primeira reunião vai ser realizada a 30 de maio e vai ter por base temas como a proteção da propriedade intelectual, desinformação e como a tecnologia deve ser governada. 

A reunião surge num momento em que os legisladores estão a abrir o debate ao impacto da tecnologia, em particular da IA, sobre serviços como ChatGPT. É de notar que, neste momento, a União Europeia se está a aproximar de fazer a primeira grande adoção de legislação neste âmbito. 

Enquanto presidente do G7 este ano, o Japão vai liderar a discussão, e, segundo o ministro da comunicação, o fórum vai delinear sugestões para os chefes de Estado até ao final do ano. 
Na cimeira do G7, os líderes também apelaram ao desenvolvimento e à adoção de normas técnicas internacionais para manter a IA “fiável” e “em consonância com os valores democráticos comuns”. 

 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.