Digitalização dos planos de benefícios dos colaboradores pode trazer vantagens

A digitalização dos benefícios para os colaboradores pode ser uma das principais vantagens na relação entre a empresa e o seu colaborador

Digitalização dos planos de benefícios dos colaboradores pode trazer vantagens

A pandemia veio acelerar um processo que já estava, gradualmente, a tornar-se realidade em muitos setores: o de transformação digital. As novas formas de trabalhar e até de viver estão a modificar também os processos e dinâmicas de trabalho em várias áreas e departamentos, incluindo os de Recursos Humanos (RH).

Tendo em conta que o sucesso de um plano de compensações passa pela digitalização, a Cobee partilha algumas das principais vantagens da digitalização na criação destes planos de compensação, uma tendência que, para a empresa, marca o ano de 2021.

  • Máxima flexibilidade – De acordo com um estudo desenvolvido pela Cobee, os colaboradores estão cada vez mais ambientados ao mundo digital e procuram planos de benefícios com uma visão global, que lhes permitam usufruir dos serviços independentemente das suas condições laborais e sociais (trabalhar em casa ou no escritório, a existência ou não de confinamentos/quarentenas, se têm ou não filhos, etc.). Esta flexibilidade pode traduzir-se na capacidade de cada colaborador poder escolher que benefícios devem ser incluídos no seu respetivo plano, e dessa forma oferecer-lhes mais satisfação no trabalho, uma vez que sentem que a sua empresa os entende, bem como às suas necessidades únicas.
  • Gestão própria dos recursos – Grande parte dos inquiridos no estudo da Cobee afirmou que gostaria de poder gerir o seu próprio plano, tomando eles a decisão de como e quando consumir os benefícios, de acordo com o que lhes for mais conveniente em cada momento. Esta autonomia reforça o sentimento de valorização por parte da empresa, o que contribui para que os colaboradores se sintam mais felizes e, ao mesmo tempo, estimula a sensação de pertença e facilita a retenção de talento.
  • Reduzir a carga administrativa dos RH – Pensando na perspetiva das empresas, a digitalização dos planos de benefícios permite simplificar os sistemas de gestão dos dados dos colaboradores e unificar plataformas para uma gestão integrada e livre de burocracias desnecessárias. Assim, liberta-se o tempo dos departamentos de RH para que se dediquem a outras tarefas de valor acrescentado, e para que se possam focar no ativo mais precioso das empresas: as pessoas.

Desta forma, a digitalização é uma tendência que permite resolver problemas de parte a parte na relação entre o empregador e o colaborador: contribui para otimizar processos de RH e, ao mesmo tempo, aumenta a motivação e satisfação das equipas e promove a retenção do melhor talento.

À medida que caminhamos para o “novo normal”, as empresas devem focar-se na migração dos benefícios tradicionais para um formato 100% digital, sem esquecer que uma transformação digital bem-sucedida está intimamente ligada a uma mudança cultural. O segredo está em ouvir os colaboradores e dar resposta, de forma personalizada e flexível, às suas novas necessidades.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 31 Maio 2021

IT INSIGHT Nº 31 Maio 2021

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.