Despedimentos na indústria tecnológica não refletem abrandamento na escassez de talento

Segundo a Gartner, embora os despedimentos tenham sido descritos como um ajuste após contratações excessivamente otimistas, os dados mostram que as novas contratações não foram afetadas

Despedimentos na indústria tecnológica não refletem abrandamento na escassez de talento

Seguindo inúmeros anúncios de despedimentos na indústria tecnológica, muitos líderes de empresas concluíram que a escassez de talento acabou. Contudo, segundo a Gartner, as aparências enganam e a procura de talento ainda excede significativamente a oferta. De facto, uma investigação conduzida pela Gartner indicou que 86% dos CIO relataram enfrentar mais competição por candidatos qualificados e 73% estavam preocupados com o desgaste de talentos de IT.

Mbula Schoen, Senior Director Analyst da Gartner, afirma que “a crise de talento tecnológico está longe de terminar. A demanda atual por talentos de tecnologia supera em muito a oferta”, tendência que esperam continuar até, pelo menos, 2026, com base nos gastos em IT. Segundo a especialista, muitos dos despedimentos são em funções de negócio, em vez de funções de tecnologia. “Além disso, há cada vez mais oportunidades para empregos em IT fora das empresas de tecnologia tradicionais, por isso é importante olhar além da comunidade de fornecedores de tecnologia para realmente entender o estado da crise de talentos em tecnologia”.

Muitos dos layoffs dos últimos meses foram impulsionados por empresas que procuraram otimizar os preços das ações e satisfazer o desejo dos acionistas de reduzir os custos. Embora essas demissões tenham sido descritas como um ajuste após contratações excessivamente otimistas, os dados mostram que as novas contratações não foram necessariamente afetadas.

Assim, em áreas como ciência dos dados, engenharia de software e cibersegurança, a lacuna perdura, e, para as atuais e futuras contratações, os líderes de IT devem esperar uma competição acrescida, com os custos do talento de IT a continuar a aumentar.

Com a generalidade de trabalhadores nas áreas tecnológicas a aumentar alguns pontos percentuais, refere Mbula Schoen, os CIO podem aproveitar as oportunidades para melhorar os seus esforços de recrutamento. “Agora é o momento para os CIO tomarem medida para adquirir estrategicamente os melhores talentos de IT, em vez de pararem em resposta à agitação do mercado”, afirma.

Mbula Schoen deixa algumas recomendações aos CIO. Segundo a analista, os CIO devem ser mais intencionais na aplicação de práticas que os ajudem a atrair efetivamente os melhores talentos e a preencher rapidamente as vagas abertas.

Os CIO também podem adquirir competências não disponíveis no mercado de trabalho de IT, direcionando trabalhadores demitidos em categorias de tecnologia adjacentes e treinando-os para desenvolver as capacidades de IT necessárias.

Finalmente, as organizações que podem renovar as suas Employee Value Propositions (EVP) para talentos de tecnologia, vão estar mais bem posicionadas para capitalizar oportunidades de mercado para um crescimento focado e eficiente.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.