Consumidores desconfiam das pesquisas com Inteligência Artificial, revela estudo

Mais de metade dos utilizadores mostra ceticismo quanto à fiabilidade dos resumos gerados por IA, e uma parte significativa considera que a tecnologia torna o processo de pesquisa mais frustrante

Consumidores desconfiam das pesquisas com Inteligência Artificial, revela estudo

Mais de metade dos consumidores (53%) desconfia ou não confia na fiabilidade e imparcialidade dos resumos e resultados de pesquisa gerados por Inteligência Artificial (IA). A conclusão é de um inquérito recente da Gartner, que revela ainda que 41% dos utilizadores consideram que as sínteses criadas por IA generativa tornam o processo de pesquisa mais frustrante do que os métodos tradicionais.

O inquérito, realizado entre junho e julho de 2025 a 377 consumidores nos Estados Unidos, aponta para uma forte procura por autonomia: a maioria dos inquiridos (61%) deseja ter uma opção para ativar ou desativar os resumos de IA, destacando a importância do controlo do utilizador na sua experiência de pesquisa.

O impacto da IA vai além da melhoria da experiência de pesquisa, alterando a forma como os consumidores procuram e interagem com as plataformas e como os profissionais de marketing abordam a visibilidade”, refere Noam Dorros, Diretor Analista na Prática de Marketing da Gartner. “As estratégias de marketing digital devem evoluir não só para otimizar estes resultados com tecnologia de IA, mas também para reforçar a confiança na marca através de informações abrangentes e fiáveis, reconhecendo que nem todos os consumidores adotam os resumos de IA da mesma forma”.

Apesar de representarem uma evolução significativa, o papel dos resultados gerados por IA na investigação de produtos continua a ser limitado. Os consumidores consideram os resumos de IA mais úteis na fase de exploração inicial, mas a perceção da sua utilidade diminui ao avaliar opções e cai ainda mais no momento de finalizar uma compra.

À medida que a jornada para uma experiência de pesquisa totalmente redefinida pela IA continua, as marcas devem fortalecer a sua reputação como fontes fiáveis e otimizar o conteúdo para a visibilidade em resumos criados por IA, priorizando a transparência e a escolha do utilizador”, explicou Dorros.

Para isso, o analista recomenda que as marcas adotem uma estratégia de descoberta multicanal. “Devem maximizar a visibilidade, otimizando tanto para as sínteses geradas por IA como para o SEO tradicional, garantindo que o seu conteúdo é estruturado, fiável e relevante em todas as etapas da jornada de pesquisa do consumidor”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 56 Julho 2025

IT INSIGHT Nº 56 Julho 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.