Automação em fábricas pode substituir 20 milhões de postos de trabalho

Um novo relatório elaborado pela consultora Oxford Economics avisa que é possível que, até 2030, a automação pode substituir 20 milhões de postos de trabalho em fábricas

Automação em fábricas pode substituir 20 milhões de postos de trabalho

Um novo relatório pode aumentar as preocupações de que os empregos humanos em breve serão substituídos por máquinas. O relatório em questão, da Oxford Economics, alertou que até 20 milhões de empregos industriais serão perdidos até 2030.

A automação é uma preocupação crescente para muitos apesar de, no início deste ano, um relatório do Banco Mundial ter descoberto que o aumento da automação teve um impacto insignificante sobre os empregos à escala global, até agora.

O relatório constatou que todos os robôs custarão 1,6 empregos industriais nos próximos anos. Isto traduz-se numa perda total de 20 milhões de empregos industriais em 2030, ou 8,5% dos empregos industriais.

O relatório também observou que a mudança para a automação deve gerar novos empregos tão rapidamente quanto os substitui, mas pode contribuir para a desigualdade salarial.

Por outro lado, o relatório da Oxford Economics contradiz o estudo do Banco Mundial, uma vez que indica que aproximadamente 1,7 milhões de empregos industriais já foram perdidos para a automação desde 2000.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.